-
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers||Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.||In this article, three interconnected objectives were answered: (1) to describe the versatile professional profile constructed in official documents that regulate the pre-service pedagogue education; (2) to point out the developments of the aforementioned profile described for the teaching of Portuguese as a mother tongue for Brazilian children; and (3) problematize a collaborative and empowering remote learning experience in the pre-service pedagogue education as mother tongue teachers. Analyzes of official documents and reflective written reports were carried out. This is a qualitative research located in Applied Linguistics and carried out from the collaborative work among representatives of higher and basic education. The dialogue among the pre-service pedagogues and an elementary schoolteacher, mediated by the trainer in a synchronous virtual meeting, and the writing of reflective reports about this inter-institutional experience contributed to the understanding of linguistic literature and to a sustainable articulation between scientific theory and pedagogical practice, by the participants of the collaborative work.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Wagner Rodrigues | Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira | Ferreira, Valdirene
Data
30 de setembro de 2022
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378 | 10.30612/raido.v16i40.16378
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 RAÍDO
Fonte
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 100-134 | 1984-4018
Assuntos
educação básica | aprendizagem colaborativa | ensino de língua materna | basic education | co-learning | mother tongue teaching
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion