-
Presentation of the dossier||Presentación del dossier||Apresentação do dossiê
- Voltar
Metadados
Descrição
A decade characterized by an effervescent left-wing political upheaval, 1960 has already marked out several researches, many of them consecrated, aimed at unraveling the relations between the artistic production of the time and the historical and socio-cultural framework. It was at that time, the heyday of the great festivals and the rise of MPB and tropicalism, that the recorded popular song, anchored in national and international references (samba, bossa nova, jazz, rock), consolidated its status, among the peers, interpreter from Brazil. When performing a self-criticism of the song, without exempting itself from contextual criticism, tropicalism gradually established itself as a milestone in Brazilian culture, being generally pointed out as an index of the process of consolidation of thelate capitalism in the country.||Década caracterizada por una efervescente convulsión política de izquierda, 1960 ya ha marcado varias investigaciones, muchas de ellas consagradas, encaminadas a desvelar las relaciones entre la producción artística de la época y el marco histórico y sociocultural. Fue en ese momento, el apogeo de las grandes fiestas y el auge del MPB y el tropicalismo, que la canción popular grabada, anclada en referentes nacionales e internacionales (samba, bossa nova, jazz, rock), consolidó su estatus, entre los pares, intérprete de Brasil. Al realizar una autocrítica de la canción, sin eximirse de la crítica contextual, el tropicalismo se estableció gradualmente como un hito en la cultura brasileña, siendo generalmente señalado como un índice del proceso de consolidación de la cultura brasileña.capitalismo tardío en el país.||Década caracterizada por uma efervescente agitação política de esquerda, 1960 já balizou várias pesquisas, muitas delas consagradas, orientadas a desvendar as relações entre a produção artística da época e o quadro histórico e sociocultural. Foi naquele momento, período áureo dos grandes festivais e de surgimento da MPB e do tropicalismo, que a canção popular gravada, ancorada em referências nacionais e internacionais (samba, bossa nova, jazz, rock), consolidou o seu status, entre os pares, de intérprete do Brasil. Ao realizar uma autocrítica da canção, sem se isentar da crítica contextual, o tropicalismo aos poucos se firmou como um marco na cultura brasileira, sendo geralmente apontado como índice do processo de consolidação docapitalismo tardio no país.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1960 | Brasil; 1960 | Brasil; 1960
Autor
Diniz, Sheyla Castro | Ávila, Danilo
Data
26 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13133 | 10.20396/muspop.v5i2.13133
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Sheyla Castro Diniz, Danilo Ávila
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 5 No. 2 (2018); 3-8 | Música Popular em Revista; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 3-8 | Música Popular em Revista; v. 5 n. 2 (2018); 3-8 | 2316-7858
Assuntos
Música | Música popular | Dosier | Music | Popular music | Dosier | Música | Música popular | Dossiê
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto