Descrição
Neste artigo relata-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos potencializadores da apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino, emanados dos princípios e práticas de uma proposta de formação de professores no ambiente escolar, sustentada na teoria Histórico-Cultural com enfoque na Teoria da Atividade. Os dados foram coletados em um grupo constituído pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através de questionários, entrevistas, portfólios e e-mails. A análise documental baseou-se no decreto nº 6.755, que estabeleceu os princípios dessa formação, e a análise das práticas de formação baseou-se no método estruturado pelo materialismo-dialético, unidade organizada por cenas que compõem episódios e conduzem à identificação dos elementos estruturantes do processo. As falas dos integrantes do grupo convergem para a melhoria da qualidade na formação inicial e contínua dos professores, mas evidências revelam uma prática com ações e reflexões pontuais, restritas ao cumprimento do programa, limitadas ao saber fazer. Discussões coletivas e elaboração conjunta dão lugar às ações individuais que não se constituem objeto mediador dos integrantes do grupo no movimento formativo.