Descrição
Este artigo propõe uma análise interartes do documentário Moscou (2009), no qual Eduardo Coutinho apresenta o processo de criação de uma montagem da peça As três irmãs, de Anton Tchekhov, com atores do Grupo Galpão dirigidos por Enrique Diaz. O trabalho evoca conexões entre tradição e contemporaneidade ao traçar um percurso desde a escrita da peça – bem como sua primeira montagem – na Rússia do início dos anos 1900 até a cena cultural brasileira da década de 2000. Desta forma, estabelecemos um diálogo entre teóricos do teatro – do drama e da cena –, do cinema e dos processos de criação. Observamos, por fim, que o documentário, ao se contaminar com a manifestação teatral e com a ideia de work in progress, atua como um “caderno de registros” e território de inscrição das poéticas de Tchekhov, de Diaz, de Coutinho e dos atores do Grupo Galpão, circunscritas pela problemática do tempo.||Abstract: This paper proposes an interart analysis of Moscow (2009), a documentary film in which Eduardo Coutinho presents the creative process of a staging of the play The three sisters, by Anton Chekhov, with actors from Grupo Galpão directed by Enrique Diaz. The article evokes connections between tradition and contemporaneity as it traces a course from the writing of the play – as well as its first staging – in early 1990s Russia to the Brazilian cultural context of the 2000s. Therefore, we established a dialogue between theatre – drama and staging studies –, film and creative processes theorists. Finally, we note that the documentary film acts as a “logbook”, due to its contamination with theatrical manifestations and the idea of work in progress, and an inscription space of Chekhov’s, Diaz’s, Coutinho’s, and Grupo Galpão actors’ poetics, circumscribed by the problematic of time.