Descrição
O presente artigo de cunho teórico-qualitativo tem como foco principal a reflexão sobre a abordagem de períodos compostos no livro didático - Português: Literatura, gramática e produção de texto vol. 3, (Sarmento; Tufano, 2010) à luz dos estudos bakhtinianos. A questão de pesquisa que nos orienta é: como e se o que é proposto no livro didático em estudo permite que os alunos, leitores e produtores de textos em vários gêneros, percebam que as escolhas estilísticas feitas pelo produtor de texto, por um ou outro período simples ou composto, podem sinalizar múltiplos sentidos, mediados pela linguagem verbal e verbo-visual. Assim, pautada nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, acerca das discussões sobre os gêneros discursivos, analisamos no livro didático supracitado, o funcionamento dos processos dos períodos compostos nos textos dos gêneros literários e de divulgação científica presentes nele, a fim de mostrar, como/se o tratamento dos processos de coordenação e subordinação apresentados pelo manual prepara o aluno para perceber o efeito estilístico das construções textuais.