-
Processos reflexivos formativos na pandemia: interface entre um programa de mentoria e a iniciação na docência
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo objetiva analisar as implicações do Programa de Mentoria online, Construir Docência (Construdoc), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB para o processo reflexivo formativo de duas professoras iniciantes na carreira docente do Estado de São Paulo e uma professora mentora do ensino superior, do Estado da Bahia. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros na plataforma google meet e diálogos em grupo de WhatsApp. Os dados revelam que os/as professores/as em início de carreira necessitam do suporte de professores/as mais experientes, dos/as gestores/as, da parceria entre escolas e universidades, e, sobretudo, das políticas públicas educacionais direcionadas para fase inicial da carreira, visto que se trata de um período permeado por desafios e aprendizagens da profissão docente. Isso ficou evidente com a pandemia, que afetou a saúde do/a professor/a, trouxe sentimento de insegurança e incerteza, intensificou a jornada de trabalho, ou seja, tornou o trabalho docente mais árduo, o que desfavoreceu a profissão docente. Essa realidade permitiu perceber que um/a docente não se desenvolve sozinho e de forma isolada na profissão, mas a partir de experiências coletivas, e, especificamente, em um local de trabalho que favoreça o crescimento, a formação e a atuação profissional.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cruz, Lilian Moreira | de Carvalho, Cosmerina de Souza | Coelho, Lívia Andrade
Data
12 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2874 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2022.Vol17.N47.pp197-214
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Lilian Moreira Cruz, Cosmerina de Souza de Carvalho, Lívia Andrade Coelho | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 17 n. 47 (2022): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 197-214 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2022.Vol17.N47
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion