Descrição
Este trabalho pretende discutir alguns aspectos concernentes aos processos sociais deaquisição e transmissão da tradição do tambor entre um grupo de 13 tamboreiros de nação, osmúsicos rituais da religião afro-gaúcha chamada batuque ou nação. É importante que se diga quetomo tradição do tambor como sinônimo de uma tradição cantada e percussiva, uma vez que ostamboreiros, tradicionalmente, cantam e se acompanham ao tambor nos rituais. As experiênciasmusicais desses indivíduos, pertencentes a três gerações distintas, espelham os últimos 70 anos,aproximadamente, um período de grandes transformações e reorganizações nos processostradicionais de ensino e aprendizagem (e obviamente na tradição como um todo). Segundo umprograma de ação etnomusicológico, baseado em uma etnografia musical que previu a minha inserçãono campo como aprendiz de tamboreiro, complementada por observações de situações de ensinoe aprendizagem e performances musicais, procurei revelar situações e contextos informais e nãoformais da formação de músicos rituais em que a etnomusicologia e a educação musical possamdialogar no futuro.