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PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MÚSICA E SURDEZ: O QUE REVELAM AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS||Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras
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Metadados
Descrição
Este artigo integra parte de uma pesquisa em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (PPGEd-So), linha de pesquisa educação especial, cujo objetivo é apresentar as produções do conhecimento sobre música e surdez. O percurso metodológico baseia-se na revisão sistemática de literatura (Costa; Couto, 2014). No Brasil, desde a década de 1980, a temática música e surdez vem sendo discutida no meio acadêmico e despertado o interesse dos pesquisadores. Inserir a pessoa com perda auditiva nas possibilidades da educação musical não é apenas cumprir prerrogativas legais, mas, principalmente, empreender esforços para compreender fenômenos mais complexos, viabilizando condições concretas de empatia. A temática faz parte do estudo de pesquisadores em várias áreas do conhecimento humano. Conclui-se que ampliar a discussão e considerar as partes de dada totalidade como conhecimentos válidos pode ajudar a elaborar intervenções efetivas que favoreçam a superação do senso-senso.||No Brasil desde a década de 1980 que a temática sobre música e surdez vem sendo discutida no meio acadêmico, e cada vez mais tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Inserir a pessoa com perda auditiva nas possibilidades da educação musical, não se trata apenas de cumprir prerrogativas legais, mas principalmente empreender esforços para a compreensão de fenômenos mais complexos, viabilizando condições concretas de empatia. O presente artigo tem como objetivo apresentar as produções do conhecimento encontradas em língua portuguesa sobre música e surdez. Através de um extenso levantamento sistemático de literatura e seus desdobramentos que se encontram divididos em três tópicos. O primeiro tópico descreve a trajetória da pesquisa e por extensão os caminhos da metodologia empregada, o segundo tópico apresenta as produções do conhecimento encontradas e o terceiro tópico expõe as analises concernentes aos textos encontrados. As produções do conhecimento sobre a temática música e surdez, trazem uma enorme surpresa. Constatou-se que, a escassez de produções não se aplica ao ampliar o olhar para as várias dimensões das condições reais da existência humana.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
CAPES | CAPES
Autor
Mathias, Mércia Santana; Universidade Federal de São Carlos
Data
15 de julho de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 42 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion