-
Profanar o sagrado, sacralizar o profano||Desecrate the sacred, sacralize the profane: poetic reflections on performance practices in specific contexts
- Voltar
Metadados
Descrição
No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.||In the present paper, I introduce reflections about a series of sessions ofthe Mitoprofânica performance, a solo created within the Performances do Parto(Performances of Childbirth) Project, which is a scenic poetic investigation fromthe universe of childbirth as part of a larger universe of practices, the maternal. Theperformance was created to be presented at events and collectives that deal with birthissues in Brazil; weaves a double plot with one of the myths of Demeter - a Greek goddesswho synthesizes aspects of feminine power - and the narrative of a real birth, to addressthe subject of obstetric violence. Based on the dialogical unfolding of the participants inthese presentations, I seek to locate which paths this performance can take to be used asa poetic tool to arouse dialogues, new narratives and reflections on the care of pregnantwomen and mothers in the Brazilian health system.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carvalhaes Carmona, Daniela | de Miranda, Maria Brígida
Data
28 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822 | 10.15210/interfaces.v19i1.15822
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
Fonte
Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 | Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 | Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 | Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 | 1984-5677 | 1519-0994 | 10.15210/interfaces.v19i1
Assuntos
Performance | Mythologies of the feminine | Childbirth narratives | Obstetric violence | Performance | Mitologias do Feminino | Narrativas de Parto | Violência Obstétrica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | análise reflexiva de resultados práticos de pesquisa-criação em artes cênicas