Descrição
Compreender os conhecimentos de professoras do ciclo da alfabetização acerca da utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Geometria constituiu-se objetivo desta investigação. Para tanto, a produção de dados ocorreu no contexto das reuniões de um grupo de práticas colaborativas em Educação Matemática, cuja temática eleita para estudos e reflexões, no momento da investigação, fora a Geometria. O referencial teórico possibilitou discutir questões sobre a formação para o ensino desta área do conhecimento, causas e consequência de seu "abandono" no ensino básico, como também as contribuições dos materiais manipuláveis para abstração de conceitos geométricos. Em termos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, ao construir itinerários de recolha de informações por meio das observações dos encontros com o grupo, catalogação dos materiais existentes nas escolas em que as docentes atuavam e o desenvolvimento de um roteiro de entrevista semiestruturada. Ao concluir o trabalho de campo, é possível fazer a inferência de que os conhecimentos sobre os materiais manipuláveis ainda são insuficientes, uma vez que na teoria as professoras reconhecem a relevância e contribuição deste recurso à aprendizagem de seus alunos, mas, na prática, sua adoção tem sido realizada de forma descontextualizada, o que acarreta na incompreensão das propriedades matemáticas existentes e possíveis de serem compreendidas a partir de sua exploração.