Descrição
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação concluída em 2013, que problematiza a profissionalidade do professor iniciante no contexto das políticas de formação inicial face aos desafios contextuais e tensões que envolvem a docência na escola contemporânea, com o objetivo de analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais evocadas por professores iniciantes do Ensino Fundamental sobre “profissionalidade docente”. O estudo toma como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais e as políticas educacionais. Essa pesquisa de abordagem qualitativa tem como campo empírico 14 escolas da rede pública Municipal de Curitiba/PR, de 7 dos 9 núcleos Regionais de Educação, envolvendo 42 professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da técnica de Associação Livre de Palavras, utilizando a expressão indutora “profissionalidade docente” na abordagem estrutural. A análise prototípica foi referência para análise dos dados, os quais foram processados pelo software EVOC (versão 2000) e que gerou um quadro de quatro casas contendo a frequência e a ordem média das evocações (OME). As palavras “compromisso”, “formação continuada”, “pesquisa”, “responsabilidade” e “ética” emergem como situações que garantem a profissionalidade docente nesta etapa inicial da carreira. Da análise das evocações às políticas de formação de professores, infere-se o predomínio de uma aparente limitação na formação inicial quanto a viabilizar uma profissionalidade condizente com as reais necessidades do exercício da profissão no espaço escolar e propiciar o processo de inserção profissional.