Descrição
O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão acerca dos impactos, vivências, contribuições e desafios do Programa OBEDUC (Observatório da Educação) desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) orientado pela área de Didática. A pesquisa denomina-se exploratória e descritiva ao passo que procurou investigar, analisar, pensar e compreender a realidade. Além do mais, revela uma abordagem qualitativa quanto aos meios de investigação, utilizando-se de questionários. Nesse estudo, dispomo-nos a apresentar e analisar as informações relativas ao diagnóstico das percepções e contribuições do projeto desenvolvido ao Programa OBEDUC na prática pedagógica dos professores envolvidos. Como impactos e vivências, o projeto intitulado “A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a avaliação da aprendizagem” proporcionou a transformação da realidade à medida que adentrou nos entornos das escolas envolvidas para delinear os percursos em prol de mudanças nos processos de ensinar e aprender. As contribuições foram ao encontro com a mudança de pensamento dos professores e a constituição de uma nova consciência voltada ao desenvolvimento humano dos sujeitos, traduzida pela nova práxis pedagógica executada por cada docente.