Descrição
O artigo objetiva levantar, em meio eletrônico, os trabalhos produzidos sobre os programas especiais de formação de professores em serviço na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no cenário pós LDBEN 9.394/96, em vista do prazo estipulado nesta Lei para a certificação universitária destes profissionais. Tais cursos se constituíram mediante iniciativas de instâncias governamentais estaduais e municipais em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas visando atender à exigência legal. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Por sua abrangência nacional entendeu-se que possibilitaria uma visualização da realidade brasileira no que tange às pesquisas sobre estes novos modelos formativos. O texto apresenta, inicialmente, um breve histórico da formação de professores no Brasil; na sequência são tecidas considerações acerca dos programas especiais; seguidas da apresentação dos dados obtidos mediante o levantamento. Os resultados destacam as múltiplas possibilidades teóricas que a ciência contemporânea oferece ao investigador na busca por apreender o fenômeno em questão; a predominância da abordagem qualitativa como paradigma de pesquisa nos programas de pós-graduação em educação, responsáveis pela produção analisada, bem como alguns aspectos contraditórios e temáticas recorrentes.