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Prostitution and the art of performance: dissident sexualities in contemporary literature||Prostituição e a arte da performance: sexualidades dissidentes na literatura contemporânea
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Metadados
Descrição
Performance in the area of prostitution is present – in addition to nightclubs, motels, “mateis”, hotels and streets - in contemporary narratives, more specifically, autofictions and autobiographies of Brazilian prostitutes and ex-prostitutes. In order to understand how the writing and consolidation of such writings are given, through questions related to prostitution, the works E se eu fosse puta (2016) by Amara Moira, O prazer é todo nosso (2014), by Lola Benvenutti, and O manuscrito de Sônia (2005), by Mariana Brasil, will be listed and presented. At first, we focus on the paratextual elements, supported by the concept of paratexts by Genette (2009) and of performativity by Butler (2012). Subsequently, it will be a question of how bodies relate to and present themselves in prostitution, based on studies by Rago (2008). Finally, we will address the language and writing issues lived and reported by both of the writers – how the performances of the autobiographical writing of this body that enacts the prostitute character are. Therefore, we will seek support in the analysis undertaken by Evando Nascimento (2014). Substantial for the present study is the investigative and comparative research, which allows the tracing of individual profiles and, at the same time, gives rise to a collectivity.||A performance no âmbito da prostituição está presente – para além das boates, motéis, hotéis e ruas – em narrativas contemporâneas, mais especificamente em autoficções e autobiografias de prostitutas e ex-prostitutas brasileiras. No intuito de perceber como se dá a elaboração e consolidação de tais escritas, mediante as questões relacionadas à prostituição, serão elencadas e apresentadas as obras E se eu fosse puta (2016), de Amara Moira; O prazer é todo nosso (2014), de Lola Benvenutti; e O manuscrito de Sônia (2005), de Mariana Brasil. Num primeiro momento, nos ateremos aos elementos paratextuais, sob suporte do conceito de paratextos de Genette (2009) e performatividade de Butler (2012). Posteriormente, tratar-se-á da questão de como os corpos se relacionam e se apresentam na prostituição, com base nos estudos de Rago (2008) e, por fim, serão abordadas as questões de língua, linguagem e escrita vividas e relatadas por ambas as escritoras – como se dão as performances da escrita autobiográfica desse corpo que encena a personagem prostituta. Para tanto, buscaremos suporte na análise empreendida por Evando Nascimento (2014). É substancial para o presente estudo o trabalho de pesquisa investigativo e comparativo, que permite traçar perfis individuais e, ao mesmo tempo, dar lugar a uma coletividade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Julia Luiza Bento
Data
30 de julho de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ITINERÁRIOS – Revista de Literatura
Fonte
ITINERÁRIOS – Revue de Littérature; n.48, 2019 | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura; n.48, 2019 | 0103-815X
Assuntos
Body | Performance | Prostitution | Writing | Corpo | Escrita | Performance | Prostituição
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion