Descrição
Pesquisas que lidam com o telejornalismo local e regional recorrem à proximidade como forma de compreender e justificar o serviço de comunicação prestado pelos veículos, geralmente com vistas às estratégias praticadas para se tornarem mais próximos do território onde estão inseridos. Através de revisão de literatura, esse trabalho faz um levantamento sobre os estudos que envolvem a proximidade na mídia televisiva regional e local propondo formas de enxergá-la através do telejornal, da audiência, do território e dos formatos empregados pelos noticiários. Uma análise em 165 vídeos de quatro programas informativos exibidos na hora do almoço, conhecidos como “Praça 1”, de afiliadas da Rede Globo do interior de Minas Gerais demonstrou que a criação de quadros específicos e de canais de colaboração tem se tornado frequentes como estratégias de proximidade, mas não é possível afirmar que tais recursos tem contribuído para o aumento da qualidade da informação.Palavras-chave: Telejornalismo. Local. MGTV.||Research that deals with local and regional television journalism refers to the proximity as a way of understanding and justifying the communication service provided by vehicles, usually with a view to the strategies practiced to become closer to the space where they are inserted. This work surveys the studies that involve proximity in the regional and local television media, proposing ways of seeing it through the newscast, the audience, the territory and the formats used by the news programs. An analysis of 165 videos from four lunchtime news programs known as “Praça 1” of Rede Globo affiliates in the interior of Minas Gerais state showed that the creation of specific format and collaboration channels have become frequent as proximity strategies , but it is not possible to say that such resources have contributed to the increase of information quality.Keywords: TV Journalism. Local. MGTV.