-
Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação||Audio publications: between listening processes and participation
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.||This text presents some reflections about artistic processes when audiopublications generate installations, propositions and sound actions, or vice-versa,involving different processes of listening, between the infra-ordinary and the inframince,between a place of listening of border sound spaces, which presupposes transitsbetween contexts and multiple speeches, thinking and practicing the listening as situation,field and space of participation. Thus, this text investigates projects, such as The SonicBody: Figures 1-12 (2011), by Brandon LaBelle, Crackers (2001), by Christof Migone,and Horizontal Radio (1995), proposed by ONF, as well as the processes of constructionof the projects and the publications Como falar entre fronteiras (2015), developed byFranciele Favero, Panquecas fantasmáticas and FORA [DO AR] (2004), proposed byRaquel Stolf. In connection with these reflections, it approaches other authors and writers,such as José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter andGale Joseph-Hunter.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Favero, Franciele | da Silva Stolf, Maria Raquel
Data
28 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927 | 10.15210/interfaces.v19i1.15927
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
Fonte
Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103 | Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103 | Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103 | Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103 | 1984-5677 | 1519-0994 | 10.15210/interfaces.v19i1
Assuntos
Sound art | Audio publication | Listening processes | Participation. | Arte sonora | Publicação sonora | Processos de escuta | Participação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion