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Quality, efficiency and teacher assessment: a new flexible pedagogy?||Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?
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Metadados
Descrição
This article will discussed issues such as: quality, efficiency and teacher assessment. These themes are frequent in education and they relate to the restructuring of the world of contemporary work. Over the 1970s, the metamorphosis in the world of work and education correspond to the continuum process of changes triggered in the Central capitalist countries. In this context, toyotism emerged as flexible organization whose productive efficiency is based on polyvalence required in the reeducation of workers in order to perform the work. In addition, when it extrapolates the manufacturing universe, the Toyota management as a mechanism of social reproduction imposes itself in a new social logic, for example: the proposal of teachers training through educational reforms. In this sense, we are interested in analyzing the intrinsic relationship between the toyotism organizational protocol, namely: Quality Control Cireles (QCC). Thus, there’s also to consider the integration – total quality, team-work, quality and teacher assessment and professionalization. This way, it will be possible detect the influence of toyotism logic in the current teacher training.|| Neste artigo serão discutidas questões como qualidade, eficiência e avaliação, temas que candentes na aérea da educação, relacionam-se a reestruturação do mundo do trabalho contemporâneo. As metamorfoses do mundo do trabalho e da educação correspondem ao continuum processo de mudanças desencadeadas nos países capitalistas centrais a partir da década de 1970. Neste contexto, o toyotismo emergiu como organização flexível cuja eficiência produtiva assentada na polivalência exigia a reeducação dos trabalhadores para a realização do trabalho. Mais ainda, a gestão toyotista enquanto mecanismo de reprodução social, ao extrapolar o universo fabril, se impôs como uma nova lógica societal patenteada, por exemplo, na proposta de formação de professores por meio de reformas educacionais. Nesse sentido, interessa-nos analisar a intrínseca relação entre o protocolo organizacional toyotista, a saber: CCQ – Círculos de Controle de Qualidade, Qualidade Total, Team-Work e a qualidade e avaliação docente, com vistas a evidenciar a influência da lógica toyotista na formação docente contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Araújo, Renan | Oliveira, Helen Cristina
Data
21 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6154 | 10.5585/eccos.n41.6154
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação; 173-188 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Teacher training. Quality-efficiency. Assessment. | Ciências Humanas | Educação | Foramação de Professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion