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Quando o artista trama uma imaginação museal. Antônio Bandeira e a criação do Museu de Arte da Universidade do Ceará
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Metadados
Descrição
Cet article propose étudier les indices de l’imagination muséale de l’artiste Antonio Bandeira. L’analyse du peintre et de sa participation à la composition d’un monde de l’art à Fortaleza, avant la création du Muséede l’Université Fédérale de Ceará. Et il cherche à interpréter le sens de creuset, cet objet-concept, marquée dans la vie et l’œuvre de l’artiste. Dans le cadre de son histoire familiale: le creuset du père, la connaissance du concept de melting- -pot pour les artistes liés a Bandeira, ainsi que les critiques d’art et les écrits autobiographiques de Bandeira. Le présent article vise à historiciser le concept de melting-pot et sa résonance au Brésil, un argument qui a justifié l’invention d’une identité nationale brésilienne fondé sur l’homogénéité culturelle. On a cherchez à établir des similitudes et des différences entre l’appropriation du creuset par Bandeira et de la conception pour la nation brésilienne. Pour souligner quelques définitionspossibles de ce qui allait devenir le musée-creuset de Antonio Bandeira. ho de Antônio Bandeira.||O presente artigo busca investigar na obra do artista Antônio Bandeira os indícios da sua imaginação museal. Analisa o pintor e a sua participação no fazer-se do mundo das artes em Fortaleza, antes da criação do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. E procura interpretar o significado de cadinho, este objeto-conceito, presente de maneira marcante na vida e na obra do artista. Na relação com a sua história familiar: a fundição do pai, o conhecimento do conceito de cadinho de raças entre os artistas ligados ao Bandeira, bem como críticos de arte e nos escritos autobiográficos de Bandeira. O artigo procura historicizar o conceito de cadinho de raças e sua repercussão no Brasil, como argumento que fundamentou a invenção de uma identidade nacional Brasileira, baseada na homogeneidade cultural. Procurando estabelecer semelhanças e diferenças entre a apropriação de Bandeira do cadinho e o projeto da nação brasileira. Para apontar algumas possíveis definições para o que viria a ser o museu-cadinho de Antônio Bandeira.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ruoso, Carolina
Data
3 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/15784 | 10.26512/museologia.v2i3.15784
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 2 n. 3 (2013); 31 | 2238-5436
Assuntos
Imaginação museal. Museus de arte. Cadinho de raças. História dos museus. Museu Universitário. | magination muséale. Musées d’Art. Creuset de races. Histoire des Musées. Musée Universitaire.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion