-
Quem quer ir para Loco Lândia? : A estratégia da professora-personagem como mediadora em um processo de Drama na escola
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents a research that has as its theme the mediation of teacher-in-role in a Drama process at school. Based on the study of this pedagogical artistic approach, we seek to answer how the teacher-in-role can stimulate teaching-learning in a sensitive way during a Drama process at school. The article proposes the analysis of aspects of the process Loco Lândia: O Planeta dos Memes, developed with children of the fourth year of Elementary School at EMEF Lívia Menna Barreto (Santa Maria - RS) during 2019. Basing on the theories on Drama, the references are centered on the authors Cabral (2006), Pereira (2015) and Vidor (2012). Based on specific Drama strategies, it is observed how this approach to theater teaching and experimenting can promote a more sensitive mediation, attentive to the different times, knowledge and interests of the students.||Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como tema a mediação da professora-personagem em um processo de Drama na escola. A partir do estudo desta abordagem artístico pedagógica busca-se responder como a professora-personagem pode estimular o ensino-aprendizagem de modo sensível durante um processo de Drama na escola. O artigo propõe a análise de aspectos do processo Loco Lândia: O Planeta dos Memes, desenvolvido com crianças do quarto ano do Ensino Fundamental na EMEF Lívia Menna Barreto (Santa Maria – RS) durante o ano de 2019. Embasando as teorias sobre o Drama, o referencial teórico está centrado nos autores Cabral (2006), Pereira (2015) e Vidor (2012). A partir de estratégias específicas do Drama, observa-se como essa abordagem de ensino e experimentação do teatro pode promover uma mediação mais sensível, atenta aos diversos tempos, saberes e interesses dos e das estudantes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mathias, Nicoli Maziero | Berselli, Marcia
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53090 | 10.14393/OUV-v16n2a2020-53090
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 16 n. 2 (2020): Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil; 519-530 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Process Drama | Teacher-in-role | Mediation | Theater with children | Processo de Drama | Professora-personagem | Mediação | Teatro com crianças
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion