-
Quilombola School Education in the Amazon||Educación Escolar Quilombola en la Amazonía||A Educação Escolar Quilombola na Amazônia
- Voltar
Metadados
Descrição
This article proposes to raise a theoretical discussion around Quilombola School Education in the Amazon, aiming at a reflection on the black presence in the Amazon, considering its history of struggles and achievements and more specifically on the educational process of this historically marginalized collective in this region where there are still few studies on this issue. The research is bibliographic and documentary, with a qualitative approach, and the study corpus is formed by data extracted from the Education Secretariat of the municipalities of Amazonas where there is a quilombola community. We conclude that, although laws that benefit Quilombola Education in Basic Education already exist, there is still a long way to go before we can actually implement a curriculum that offers a differentiated education that strengthens Quilombola identity.||Este artículo propone plantear una discusión teórica sobre la educación escolar de Quilombola en la Amazonía, con el objetivo de reflexionar sobre la presencia negra en la Amazonía, considerando su historia de luchas y logros y más específicamente sobre el proceso educativo de este colectivo históricamente marginado en esta región. donde todavía hay pocos estudios sobre este tema. La investigación es bibliográfica y documental, con un enfoque cualitativo, y el corpus de estudio está formado por datos extraídos de la Secretaría de Educación de los municipios de Amazonas donde hay una comunidad quilombola. Llegamos a la conclusión de que, aunque las leyes que benefician a la Educación de Quilombola en la Educación Básica ya existen, aún queda un largo camino por recorrer antes de que podamos implementar un plan de estudios que ofrezca una educación diferenciada que fortalezca la identidad de Quilombola.||Este artigo se propõe a levantar uma discussão teórica em torno da Educação Escolar Quilombola na Amazônia, objetivando uma reflexão sobre a presença negra na Amazônia, considerando sua história de lutas e conquistas e mais especificamente sobre o processo educacional desse coletivo historicamente marginalizado nessa região onde ainda há poucos estudos a respeito dessa questão. A pesquisa é bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, sendo o corpus de estudo formado por dados extraídos das Secretarias de Educação dos municípios do Amazonas em que há comunidade quilombola. Concluímos que, embora existam leis que beneficiem a Educação Quilombola na Educação Básica, ainda resta um longo caminho a percorrer para que se possa de fato implementar um currículo que ofereça uma educação diferenciada, que fortaleça a identidade quilombola.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Laura Belém | Simas, Hellen Cristina Picanço
Data
30 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54663 | 10.23925/1809-3876.2024v22e54663
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54663 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54663 | 1809-3876
Assuntos
educação | quilombolas | Amazônia | education | quilombolas | Amazon | educación | quilombolas | Amazonas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion