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Quilombos acadêmicos: a re-existência de práticas ancestrais afro-brasileiras na Universidade de Brasília
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Metadados
Descrição
Decolonial historical analysis demonstrates that Brazilian universities act as colonialist institutions that promote whiteness. This article seeks to understand, through the trajectory of 4 black students at the University of Brasilia, the agency of black collectives as a practice of the re-existence of black ancestry, the academic marronage. The research was based on qualitative epistemology and the constructive interpretive method as a way of accessing the students' subjectivities. The cut favored the understanding of affectivity as a driver of identity construction.
Keywords: universities; black identity; marronage; embodiment; mental health.||Quilombos académicos: la re-existencia de prácticas ancestrales afrobrasileñas en la Universidad de Brasilia
Resumen: El análisis histórico decolonial demuestra que las universidades brasileñas actúan como instituciones colonialistas que promueven la blancura. Este artículo busca comprender, a través de la trayectoria de 4 estudiantes negros de la Universidad de Brasilia, la agencia de los colectivos negros como práctica de reexistencia de la ascendencia negra, los aquilombamentos. La investigación se basó en la epistemología cualitativa y el método interpretativo constructivo como una forma de acceder a las subjetividades de los estudiantes. El corte realizado favoreció la comprensión de la afectividad como motor de construcción identitaria.
Palabras-clave: universidades; identidad negra; aquilombamento; corporeidad; salud mental.||Academic quilombos: the re-existence of Afro-Brazilian ancestral practices at the University of Brasília
A análise histórica decolonial demonstra que as universidades brasileiras atuam como instituições colonialistas promotoras da branquitude. Esse artigo busca compreender, através da trajetória de 4 estudantes negros na Universidade de Brasília, a agência dos coletivos negros enquanto uma prática de re-existência da ancestralidade negra, os aquilombamentos. A pesquisa se apoiou na epistemologia qualitativa e no método construtivo interpretativo como forma de acesso às subjetividades dos estudantes. O recorte realizado favoreceu a compreensão da afetividade como impulsionadora da construção identitária.
Palavras-chave: universidades; identidade negra; aquilombamento; corporeidade; saúde mental.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Maciel Ramos, Rodrigo | Siqueira, João Paulo
Data
14 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/12264 | 10.48074/aceno.v8i17.12264
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste
Fonte
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste; v. 8 n. 17 (2021): Maio a Agosto de 2021; 275 - 298 | 2358-5587 | 10.48074/aceno.v8i17
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion