-
Reading and literary education: from the possible journey to the restrictions of the map||Lectura y educación literaria: de posibles viajes a limitaciones de mapas||Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa
- Voltar
Metadados
Descrição
Starting from the discussion of the reading concepts and literary education, this text intends to present a critical vision of the latest normative documents for Portuguese discipline in Basic Education concerning those areas. Its form and content, as well as its relationship with certain dominant assessment practices can be configured as potentially restrictive elements of professional teacher competencies, of the potential that reading and literary education would make possible, and of the formation of students, in the broadest sense. We seek, in our reflection, to highlight the aspects that, in our opinion, seem to be the most restrictive and limiting in the opening to the possibility of more flexible and adjusted practices to learning contexts and therefore the major obstacles tothe formation of critical readers and to the promotion of an effective literary education.||Este texto intenta, a partir de la discusión de los conceptos de lectura y educación literaria, presentar una visión crítica sobre los documentos normativos más recientes para la disciplina portuguesa en la Educación Básica, en Portugal, con respecto a esos dominios. Su forma y contenido, así como su articulación con ciertas prácticas de evaluación dominantes, son elementos potencialmente restrictivos de las habilidades profesionales del maestro, el potencial que permitiría la lectura y un camino de educación literaria y la educación del estudiante de una manera más significativa. integral. Nos esforzaremos, en nuestra reflexión, por resaltar lo que parecen ser los aspectos más restrictivos y limitantes al abrirse a la posibilidad de prácticas más flexibles y amigables con el medio ambiente de aprendizaje y, por lo tanto, los mayores obstáculos para la formación de lectores críticos y la promoción de un aprendizaje efectivo. educación literaria.||Este texto pretende, partindo da discussão dos conceitos de leitura e educação literária, apresentar uma visão crítica relativamente aos mais recentes documentos normativos para a disciplina de Português no Ensino Básico, em Portugal, no que à queles domínios diz respeito. A sua forma e conteúdo bem como a sua articulação com determinadas práticas dominantes de avaliação configuram-se como elementos potencialmente restritivos das competências profissionais do professor, do potencial que a leitura e que um percurso de educação literária possibilitariam e da formação do aluno em sentido mais abrangente. Procuraremos, na nossa reflexão, destacar os aspetos que se afiguram como os mais restritivos e limitadores na abertura à possibilidade de práticas mais flexíveis e ajustadas aos contextos de aprendizagem e, consequentemente, os maiores obstáculos à formação de leitores críticos e à promoção de uma efetiva educação literária.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Balça, Ângela | Costa, Paulo
Data
27 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37674 | 10.14393/ER-v24n1a2017-9
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 201-220 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 201-220 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 201-220 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Leitura | Educação literária | Ensino do Português | Ensino Básico | Programas escolares | Reading | Literary education | Portuguese teaching | Primary education | Syllabus | Lectura Educación literaria | Enseñanza del portugués | Educación básica | Programas escolares
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion