-
Reading, writing and talking: when sharing the sensitive permeates teacher training||Leer, escribir y hablar: cuando el compartir de lo sensible permea la formación docente||Ler, escrever e conversar: quando a partilha do sensível permeia a formação docente
- Voltar
Metadados
Descrição
This article proposes to think about teacher training based on three movements: reading, writing and conversing. For this, events experienced with pedagogy graduates in 2022 will be presented. Sharing artistic materials (poetry, music, chronicles, children’s books, etc.) at the beginning and the end of each class has produced a light environment that favors the presence and students participation, and also enables them to have another look at themselves and the world. The careful choice of texts to be discussed and writing proposals arise from the belief that experiencing the university classroom as a dialogic space in which significant reading practices and embodied writings are offered can reverberate in what the produce in schools. The narratives and writings produced by the undergraduates and shared in this text point in that direction.||El artículo propone pensar la formación docente a partir de tres movimentos: ler, escribir y hablar. Para ello se compartirán experiencias vividas em el 2022 com estudiantes de pedagogia. La puesta em común al principio y al final de cada classe de materiales artísticos (poesía, canciones, crónicas, libros infantiles, etc.) há producido um ambiente de ligeireza que favorece la presencia y participación de los alunos, además de hacerles sentir uno mismo y el mundo. La cuidadosa elección de los textos a discutir y de las propuestas de escritura parten de la apuesta de que vivir el aula universitária como um espacio dialógico em el que se ofrecen prácticas significativas de lectura y uma escritura encarnada puede traer repercusión en lo que producirán em las escuelas. Las narrativas y escritos producidos por las estudiantes y compartidos em este texto apuntan em esa dirección.
||O artigo propõe pensar a formação docente a partir de três movimentos: ler, escrever e conversar. Para isso, serão compartilhadas experiências vividas em 2022 com licenciandas de pedagogia. A partilha no início e fim de cada aula, de materiais artísticos (poesias, músicas, crônicas, livros infantis etc.), tem produzido um ambiente de leveza que favorece a presença e participação das estudantes, além de sensibilizá-las a lançarem olhares outros para si e para o mundo. A escolha cuidadosa dos textos a serem discutidos e das propostas de escrita partem da aposta de que vivenciar a sala de aula universitária como um espaço dialógico, em que sejam oferecidas práticas de leitura significativas e de uma escrita encarnada, possa trazer reverberações no que elas produzirão nas escolas. As narrativas e escritas produzidas pelas licenciandas, e compartilhadas no presente texto, apontam nessa direção.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nicolaiewsky, Clarissa
Data
2 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59667 | 10.23925/1809-3876.2024v22e59667
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59667 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59667 | 1809-3876
Assuntos
reading | writing | conversing | teacher training | presence | leer | escribir | hablar | formación docente | presencia | leitura | escrita | conversa | formação docente | presença
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion