Descrição
A pandemia do COVID-19 anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020 trouxe uma reformulação e reanálise em muitas práticas existentes. Com a possibilidade de contaminação do novo coronavírus pelo ar faz-se necessária adaptações de muitos ambientes de vivência, entre eles a escola. Naturalmente, são locais que causam aglomeração de pessoas, e, devido ao distanciamento social, estão com suas atividades fins repensadas/readaptadas. Em aulas presenciais, um fator a ser considerado, além da proliferação do vírus, é o conforto térmico. No Brasil, são usados ventiladores mecânicos e sistemas de condicionamento de ar, tipo split system, com essa finalidade. Este artigo aponta caminhos a serem trilhados, quanto ao uso ou não de tais aparelhos, recomenda também protocolos de segurança a serem implementá-los ao tentar se promover um ambiente mais agradável, do ponto de vista térmico, objetivando a mitigação de possíveis proliferações aéreas do patógeno SARS-CoV-2 nas escolas, em um cenário com aulas e/ou trabalhos presenciais.