-
REFLECTIONS ON INTERACTIVE AND TEACHING PEDAGOGY IN DISTANCE TO SCHOOL TO SPACETIMES||REFLEXÕES SOBRE INTERATIVIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA JUNTO AOS ESPAÇOSTEMPOS ESCOLARES
- Voltar
Metadados
Descrição
This text expresses the narrative of three research professors, proposes reflections in relation to teaching practiced in the School of Education at Distance-CLPD, seeking to contextualize their design and methodology that following understand the democratic spirit and citizen of the LDB and current lines sense of DCNs. Distance education enables the fabric of cognitive networks, bypassing spatiotemporal limits, because does not require that the relationships are face or synchronous although use of these features. Despite facing limits as banking tradition in most schools and students, including undergraduate teachers of the course. Also faced with frequent changes of teams, rigid schedules and difficulties of rhythms, can integrate university school education with research in place of teacher performance, human and professional training, internship with curriculum, dynamic reality built in ownership by its subjects and transformation social, cultural and historical, including NICT. Highlight the process of continuing education learners in collaborative communities in line with the initial teacher training.
Keywords: teacher training, partnerships, reality, dialogue, school spacetimes||Este texto expressa a narrativa de três professores pesquisadores, propõe reflexões em relação ao trabalho docente praticado no Curso de Pedagogia a Distância- CLPD, buscando contextualizar a sua concepção e metodologia, que entendem seguir o espírito democrático e cidadão da atual LDB e as linhas de sentido das DCNs. A educação a distância permite a tessitura de redes cognitivas, contornando limites espaçotemporais, pois não obriga que as relações sejam presenciais, nem sincrônicas embora se utilize destas características. Apesar de enfrentar limites como a tradição bancária na maioria das escolas e alunos, incluídas as licenciaturas dos professores do curso. Também se deparam com freqüentes mudanças de equipes, cronogramas rígidos e dificuldades de ritmos, consegue integrar universidade escola, educação com pesquisa no lugar de atuação do professor, formação humana e profissional, estágio com currículo, realidade dinâmica construída em apropriação por seus sujeitos e transformação social, cultural e histórica, incluindo as NTICs. Destacamos o processo de formação continuada em comunidades colaborativas aprendentes em sintonia com a formação inicial docente. Palavras-chave: formação docente, parcerias, realidade, diálogo, espaçostempos escolares
ISSN
1982-6109
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Luzzardi, Roberta do Espírito Santo | Junior, Álvaro Veiga | Cardoso, Adriana Lessa
Data
24 de setembro de 2015
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 7, n. 12 (2015) | 19826109
Assuntos
educação a distância; diálogo | formação docente; parcerias; realidade; diálogo; espaçostempos escolares
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"