-
REFLECTIONS ON TEACHER EDUCATION: ITS DETERMINANTS AND IDENTITY IMPLICATIONS||REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO: SUS DETERMINANTES Y SUS IMPLICACIONES DE IDENTIDAD||REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: SEUS DETERMINANTES E SUAS IMPLICAÇÕES IDENTITÁRIAS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to develop a theoretical and experiential reflection based on the University Teaching discipline in Health: Formation of professional identity, offered by the postgraduate program in Nursing at the Ribeirão Preto School of Nursing, University of São Paulo Program, in the second semester (fall) of 2013. The teacher's work is a process of constant learning, as professional identity is permeated by their daily practices, being built, maintained or modified in the close relationship that individuals have with reality. Discussing teacher training involves a complex activity, and the profession itself involves tensions and dilemmas that constitute the needs and identity of its actors - teachers themselves. Thus, the constitution of teaching identity occurs through the perception of self, of others, and with others, and this plurality experienced in existence is also reflected in the pluralism in which the teaching is practiced.||Este artículo tuvo como objetivo elaborar una reflexión teórica y de la vivencia a partir de la asignatura Docencia Universitaria en Salud: Formación de la Identidad Profesional, ofrecida por el Programa de Posgrado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo en el segundo semestre de 2013. El trabajo del docente es un aprendizaje constante, debido a que la identidad profesional está impregnada por las propias tareas diarias, y es construida, mantenida o modificada por la estrecha relación que los individuos tienen con la realidad. Discutir la formación del docente implica una actividad compleja, así como la propia profesión, que involucra tensiones y dilemas que constituyen las necesidades y la identidad de sus actores: los profesores. Así como la constitución de la identidad docente se produce por la percepción de sí mismo, de los otros y con los otros, esta pluralidad experienciada en la existencia se refleja también en el pluralismo en el que se practica la docencia.||Este artigo teve como objetivo elaborar uma reflexão teórico-vivencial a partir da disciplina Docência Universitária em Saúde: Formação da Identidade Profissional, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no segundo semestre de 2013. O trabalho do docente é um constante aprendizado, pois a identidade profissional é permeada pelo próprio fazer cotidiano, sendo essa construída, mantida ou modificada na relação estreita que os sujeitos têm com a realidade. Discutir a formação docente implica em uma atividade complexa, assim como a própria profissão, envolve tensões e dilemas que constituem as necessidades e a identidade de seus atores: os professores. Assim, a constituição identitária docente se dá pela percepção de si, dos outros e com os outros, essa pluralidade experimentada na existência também é refletida no pluralismo em que se pratica a docência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fernandes, Carla Natalina da Silva | Vicentine, Fernanda Bergamini | Silva, Natália Michelato | Carvalho, Tassia Aparecida Martins | Mundin, Tainy Benassi | Souza, Maria Conceição Bernado de Mello | Goes, Fernanda Santos Nogueira | Silva, Marta Angélica Iossi
Data
12 de maio de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/8491 | 10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425
Idioma
Editor
Relação
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/8491/pdf | 10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Contrapontos
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 17 No. 2 (2017); 416-425 | Revista Contrapontos; v. 17 n. 2 (2017); 416-425 | 1984-7114 | 1519-8227 | 10.14210/contrapontos.v17i2
Assuntos
Teacher | Learning | Knowledge. | Docente | Aprendizaje | Conocimiento. | Docente | Aprendizado | Conhecimento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion