-
Reflective continuing education – ways of management in favor of teaching knowledge||Formación continua reflexiva – rutas de la administración en favor del saber del docente||Formação continuada reflexiva – percursos da gestão a favor do saber docente
- Voltar
Metadados
Descrição
This article comes from a hermeneutic approach for the discussion about knowledge-experience, based on the categories of analysis: the practice of continuing education and the nature of training/supervision/assistance with municipal schools. The empirical field takes place in an experience with a Municipal Department of Education, located in a city in the interior of São Paulo, in a Brazilian state. The argumentative analysis carried out is constituted as a possibility to face, as a priority, the theme of teacher training from the understanding about the logics that structured educational administration – as a “banking” training, which is organized through technical rationality. That is, the idea of an overvaluation that there are those who know, in this case, supervisors, who must monitor and define what the teachers should know. It is a based point of the construction of this analysis, therefore, the teaching experience for the deconstruction of the precariousness, the lightening, of the marketing ideas that grow and try to succumb with a reflective pedagogical work committed to the knowledge and integral development of the other. Thus, the idea of, knowing ourselves determined by the knowledge one day acquired, being prepared to transmit it, is brought with the purpose of launching into what is not understood, what is not known, which moves towards the deconstruction of its certainties through action-reflection-action.
||Este artículo parte de un presupuesto metodológico hermenéutico para discutir el saber-experiencia, sobre las categorías de análisis: la práctica de la formación continua y la naturaleza de la formación/supervisión/asistencia con las escuelas públicas de la ciudad. El campo empírico se desarrolla en una experiencia con una Secretaría de Educación, ubicada en una ciudad del interior de São Paulo, en el estado brasileiro. El análisis argumentativo realizado se constituye como una posibilidad de enfrentar, prioritariamente, el tema de la formación docente a partir de la comprensión de las lógicas que estructuraron la administración educativa – como una formación “bancaria”, que se organiza a través de la racionalidad técnica. Es decir, la idea de una sobrevalorización de que hay quienes saben, en esto caso los supervisores, quienes deben supervisar y definir lo que deben saber los docentes. Es un punto fundamental de la construcción de este análisis, por tanto, la experiencia docente para la deconstrucción de la precariedad, del aligeramiento, de las ideas de marketing que crecen y tratan de sucumbir con un trabajo pedagógico reflexivo comprometido con el conocimiento y desarrollo integral del otro. Entonces la idea de nosotros nos sabemos determinados por el conocimiento adquirido y, por lo tanto estamos preparados para su difusión, se interponga con el propósito de poner en marcha el no entender, por no conocido, que pone en marcha la deconstrucción de sus certezas través de la acción-reflexión-acción.
||O presente artigo parte de uma abordagem hermenêutica para discussão sobre o saber-experiência, a partir das categorias de análise: a prática de formação continuada e o caráter de formação/supervisão/assessoria junto às escolas municipais.O campo empírico acontece na experiência junto à Secretaria Municipal de Educação, localizada numa cidade do interior de São Paulo, estado brasileiro. A análise argumentativa realizada se constitui como possibilidade de enfrentar, prioritariamente, o tema da formação docente a partir da compreensão sobre as lógicas que estruturaram a administração educacional – como uma formação “bancária”, a qual se organiza por meio da racionalidade técnica. Ou seja, a ideia de uma supervalorização de que há uns que sabem, neste caso, superviroes, que devem fiscalizar e definir o que os professores devem saber.É ponto fundante da construção desta análise, portanto, a experiência docente para a desconstrução da precariedade, do aligeiramento, das ideias mercadológicas que se agigantam e tentam sucumbir com um fazer pedagógico reflexivo e comprometido com o conhecimento e o desenvolvimento integral do outro. Assim, a ideia de, sabendo-nos determinados pelo conhecimento um dia adquirido, para transmiti-lo, é trazida no propósito de se lançar ao não entendido, ao não sabido, que se move para a desconstrução de suas certezas por meio da ação-reflexão-ação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Daianny Madalena | Machado, Alice Mattos
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24593 | 10.5585/eccos.n69.24593
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Daianny Madalena Costa, Alice Mattos Machado | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e24593 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
formação | educação | saber-experiência | supervisão | training | knowledge-experience | supervision | management | formación | administración | saber-experiencia | supervisión
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion