-
Religiosity and student academic performance in pandemic times||Religiosidad y desempeño académico discente en tiempos de pandemia||Religiosidade e desempenho acadêmico discente em tempos de pandemia
- Voltar
Metadados
Descrição
This research had the objective of analyzing the relationship between the level of religiosity and the level of performance of students at a federal university in Southern Brazil, during the first year of the pandemic. To achieve this objective, quantitative research was carried out, with a descriptive character regarding its objectives and, regarding its procedures, a survey. The sample consisted of 116 undergraduate students from a public university. Data were collected through an online questionnaire, consisting of a survey of the students’ sociodemographic profile, the Duke Religiosity Scale, and the Academic Performance Self-Assessment Scale. Data were analyzed using descriptive statistics, correlation analysis, regression analysis and the tests One-Way Anova, T Test, Kruskall-Wallis, Levene and Shapiro-Wilk. The results of the study showed low correlation and almost zero relationship between the dimensions of religiosity and academic performance; on the other hand, there was a strong and positive influence of intrinsic religiosity on performance. In view of the results found, religiosity is an exciting topic for further studies, as this study establishes an initial dialogue on the subject during the first year of the pandemic.||Esta investigación tuvo como objetivo analizar la relación entre el nivel de religiosidad y el nivel de desempeño de los estudiantes de una universidad federal del sur de Brasil, durante el primer año de la pandemia. Para lograr este objetivo se realizó una investigación cuantitativa, con carácter descriptivo en cuanto a sus objetivos y procedimientos, una encuesta. La muestra estuvo conformada por 116 estudiantes de pregrado de una universidad pública. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario en línea, que consiste en una encuesta del perfil sociodemográfico de los estudiantes, la Escala de Religiosidad de Duke y la Escala de Autoevaluación del Rendimiento Académico. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva, análisis de correlación, análisis de regresión y las pruebas Anova de una vía, Prueba T, Kruskall-Wallis, Levene y Shapiro-Wilk. Los resultados del estudio mostraron una correlación baja y casi nula entre las dimensiones de la religiosidad y el rendimiento académico; por otro lado, hubo una fuerte y positiva influencia de la religiosidad intrínseca en el rendimiento. En vista de los resultados encontrados, es claro que la religiosidad es un tema apasionante para estudios posteriores, ya que este estudio establece un diálogo inicial sobre el tema durante el primer año de la pandemia.||Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre o nível de religiosidade e o nível de desempenho de estudantes de uma universidade federal da Região Sul do Brasil durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo quanto aos seus objetivos e quanto aos seus procedimentos – uma survey. A amostra foi composta de 116 discentes de graduação de uma universidade pública. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, constituído pelo levantamento do perfil sociodemográfico dos estudantes, pela Escala de Religiosidade de Duke e pela Escala de Autoavaliação de Desempenho Acadêmico. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação, análise de regressão e pelos testes one-way Anova, T, Kruskall-Wallis, Levene e Shapiro-Wilk. Os resultados do estudo evidenciaram baixa correlação, ou relação quase nula, entre as dimensões da religiosidade e do desempenho acadêmico. Por outro lado, houve uma influência forte e positiva da religiosidade intrínseca sobre o desempenho. Tendo em vista os resultados encontrados, percebe-se que a religiosidade é um tema instigante para novos estudos, pois esta pesquisa estabelece um diálogo inicial sobre o tema durante o primeiro ano da pandemia.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silbershlach, Fabrício Cassol | Gomes, Débora Gomes de | Tristão, Pâmela Amado | Quintana, Cristiane Gularte
Data
25 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17767 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17767
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e67[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e67[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e67[2024] | 1981-8106
Assuntos
Religiosidade. Desempenho Discente. Perfil Pandêmico. | Religiosity. Student Performance. Pandemic Profile. | Religiosidad. Rendimiento de los Estudiantes. Perfil de Pandemia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares