Descrição
In this article, we hold attention to the orientations that should be followed by catholic believers to guarantee a good marriage and which are found in the devotion manual “Mestre da Virtude”, written by portuguese priest João Franco, in 1745. In defining what was a “bad marriage” and in proposing the “remedies” that should be employed for the resolution of marriage problems, Dominican João Franco doesn’t only highlight the views on family and the gender relations in effect in the 18th century, but also the importance the Church bestowed to the sanctity of marriage and its endeavor to keep setting the rules of “good living in a society that, in the midst of the first signs of the crisis of the Old Regime, experienced intense transformation.||En este artículo, llamamos la atención sobre las orientaciones que deben seguir los creyentes católicos para garantizar un buen matrimonio y que se encuentran en el manual de devoción "Mestre da Virtude", escrito por el sacerdote portugués João Franco, en 1745. Al definir lo que fue un "mal matrimonio" y al proponer los "remedios" que deberían emplearse para la resolución de los problemas matrimoniales, el dominicano João Franco no solo resalta los puntos de vista sobre la familia y las relaciones de género vegentes en el siglo XVIII, sino también la importancia la Iglesia otorgó la santidad del matrimonio y su empeño por seguir marcando las reglas del "buen vivir en una sociedad que, en medio de los primeros signos de la crisis del Antiguo Régimen, experimentó una intensa transformación.||Neste artigo, nos detemos nas orientações que deveriam ser seguidas pelos fiéis católicos para a garantia de um bom matrimônio, propostas pelo padre português João Franco, no manual de devoção Mestre da Virtude, de 1745. Ao definir o que era um mau casamento e ao propor os remédios que deveriam ser empregados para a resolução de problemas matrimoniais, o dominicano João Franco não apenas evidencia a visão de família e as relações de gênero vigentes no século XVIII, como a importância que a Igreja conferia ao sacramento do casamento e o seu empenho para continuar definindo as regras para o bem viver em uma sociedade que, em meio aos primeiros sinais da crise do Antigo Regime, vivenciava intensa transformação.