-
Remote, but not far: the reinvention of teaching in Higher Education in times of COVID-19||Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to investigate what were the challenges and solutions to reinvent teaching in Higher Education, in the face of the overwhelming scenario of contamination by COVID-19, using Information and Communication Technologies (ICTs). Data were collected by an electronic questionnaire and interviews. The survey was answered by 41 students. The information was systematized and analyzed using the content analysis that was proposed by Bardin (2010), it is possible to identify three categories: 1) Application of ICTs in the teaching and learning processes, 2) Pedagogical mediations that were necessary for the students’ development and 3) Students’ autonomy. The results revealed that many students underutilized digital technologies and that the pandemic provided opportunities for attitudinal changes. Teachers had to reinvent didactic strategies for remote teaching, as well as the use of ICTs in collaborative spaces that fostered empowerment, autonomy and intellectual emancipation in the students. ||O presente artigo tem como principal objetivo investigar quais foram os desafios e as soluções para se reinventar o ensino na Educação Superior frente ao cenário avassalador de contaminação pelo COVID-19, usando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e entrevistas. A pesquisa contou com a participação de 41 estudantes. As informações foram sistematizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), possibilitando a identificação de três categorias: 1) Utilização das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem, 2) Mediações pedagógicas necessárias ao desenvolvimento do estudante e 3) Autonomia discente. Os resultados revelaram que muitos estudantes subutilizavam as tecnologias digitais e que a pandemia oportunizou mudanças atitudinais. Aos docentes foi necessária a reinvenção das estratégias didáticas para o ensino remoto bem como a utilização das TDICs em espaços colaborativos que fomentaram nos discentes o protagonismo, o exercício da autonomia e a emancipação intelectual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Carla Cristie de França | Freitas, Lêda Gonçalves de
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18828 | 10.5585/dialogia.n36.18828
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 382-395 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Higher Education | Pandemic | Remote | Reinvention | Teaching and learning | Educação Superior | Pandemia | Remoto | Reinvenção | Ensino e aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion