-
Remote teaching in student perception: challenges and benefits||O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios
- Voltar
Metadados
Descrição
The pandemic of the new corona virus has changed the performance of several sectors around the world, including education, forcing people and institutions to remodel their activities, fulfilling social distance, as prevention to the spread of the virus. In the educational sector, emergency remote education was implemented as a possibility for continuing school activities. In this scenario, the research aims to understand, in the view of Brazilian students, what are the merits and demerits of Emergency Remote Education (ERE) for the educational context. The research is characterized as a qualitative case study, with the participation of 144 students through an online questionnaire, in which dissatisfaction was noted, related not only to access to the internet and equipment, but also to the imposed teaching modality, affecting the quality of teaching and learning. However, benefits are also pointed out, such as flexible hours and reduced expenses. Thus, it is concluded that the ERE still needs to be rethought, being based on the social, cultural, economic and psychological needs of the students, and not only, on operational and theoretical issues. We emphasize that the research is linked to the research project registered at Plataforma Brasil under number 33812620.5.0000.5528 and approved with the opinion 4,121,645 of June 29, 2020.||A pandemia do novo corona vírus modificou a atuação de diversos setores em todo o mundo, entre eles a educação, obrigando pessoas e instituições a remodelarem suas atividades, cumprindo o distanciamento social, como prevenção à disseminação do vírus. No setor educacional, foi implantado o ensino remoto emergencial, como possibilidade de continuação das atividades escolares. Nesse cenário, a pesquisa pretende compreender, na visão de discentes brasileiros, quais os méritos e deméritos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o contexto educacional. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso qualitativo, que teve a participação de 144 discentes mediante questionário on-line, no qual foi notado insatisfação, relacionados não só ao acesso à internet e equipamentos, mas também, à modalidade de ensino imposta, afetando a qualidade do ensino e da aprendizagem. Entretanto, também são apontados benefícios, como flexibilidade de horários e diminuição de gastos. Assim, conclui-se que o ERE ainda precisa ser repensado, sendo baseado nas necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos discentes, e não somente, em questões operacionais e teóricas. Ressaltamos que a pesquisa está vinculado ao projeto de pesquisa cadastrado na Plataforma Brasil sob o número 33812620.5.0000.5528 e aprovado com o parecer 4.121.645 de 29 de junho de 2020.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Ana Carolina Oliveira | Sousa, Shirliane de Araújo | Menezes, Jones Baroni Ferreira de
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383 | 10.5585/dialogia.n36.18383
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 298-315 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Education | Educational technologies | Pandemic | Educação | Tecnologias educacionais | Pandemia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion