Descrição
Este trabalho analisa a política de valorização dos professores da rede municipal de Ribeirão Preto, especificamente no período de 1996 a 2006 que corresponde à vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O estudo foi desenvolvido na perspectiva qualitativa e a coleta de dados foi centrada em análise documental, tendo como fonte os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto (SMR/RP). Também foram utilizados os microdados dos censos escolares, da Prova Brasil e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontam que, quanto ao perfil, notou-se a predominância do gênero feminino e de profissionais acima de 40 anos e formação em nível superior, em consonância com os dados do país. Quanto à evolução da remuneração docente, constatou-se queda em termos reais de 25% no período, o que constitui um indicador importante de desvalorização profissional. Igualmente, verificou-se que apesar de alguns avanços, faz-se necessária uma revisão no plano de carreira vigente no município, uma vez que este instrumento não tem conseguido induzir a valorização docente, em particular para os professores de creche.