-
Representação visual e cognição: estudo com livros didáticos de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental
- Voltar
Metadados
Descrição
To investigate the extent to which visual representations contribute to triggering cognitive processes, we have selected for this article visual representations from Science and Mathematics textbooks that compose the stratified sample of books reviewed in the 2011 Textbooks Guide of the Brazilian Program for Textbooks (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), for final grades of Elementary School in Science, Mathematics, History, Geography, Portuguese Language and Foreign Language in the developed research corpus. After the initial systematization, the different modalities of visual representation were classified and analyzed considering Peirce’s semiotics theory. These discussions are relevant to the communication/education interface since they present the possibility that the involved school disciplines being considered as languages that, when incorporating signs other than verbal, imply new knowledge about such types of representations.||Com o propósito de averiguar em que medida as representações visuais contribuem para desencadear processos cognitivos, selecionamos, para este artigo, as representações visuais de livros de Ciências e Matemática que compõem a amostra estratificada dos resenhados no Guia de livros didáticos 2011, do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), para as séries finais do Ensino Fundamental de Ciências, Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira no corpus de pesquisa desenvolvida. Após primeira sistematização, as diversas modalidades de representação visual foram classificadas e analisadas sob a perspectiva da semiótica peirceana. As reflexões são relevantes para a interface comunicação/educação, pois trazem à tona a possibilidade de que as disciplinas escolares envolvidas sejam vistas como linguagens que, ao incorporarem signos distintos do verbal, impliquem novos conhecimentos sobre tais modalidades de representações.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Drigo, Maria Ogécia | Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Data
31 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/142234 | 10.11606/issn.2316-9125.v23i2p65-83
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 65-83 | Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 65-83 | Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 65-83 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
communication | education | visual representation | cognition | textbook | comunicação | educação | representação visual | cognição | livro didático
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion