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Representations of media and technology in Eloar Guazzelli’s comic books||Representações das mídias e da tecnologia nos quadrinhos de Eloar Guazzelli
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Metadados
Descrição
The current Brazilian production of comics presents a rich diversity of themes, formats, and experimentations with language. This article takes two of the works of Eloar Guazelli as an example of this production: Velhos Hotéis Passam Cinema Mudo (2012) and Apocalipse Nau (2015). Based on theoretical concepts of cultural studies and on the understanding of technology as a social construct, we intend to reflect on the visualities and representations of media and technology in everyday life present in these works. These comics propose technological narratives that constitute and are constituted by cultural and symbolic values. The methodology consists of a detailed description of the work, followed by a brief analysis, considering the plastic and expressive materialities, the thematic and the style of the comic book artist and the dialogues with the contexts of contemporary society. Velhos Hotéis Passam Cinema Mudo is a predominantly visual story that creates nondeterministic looks on technical artifacts, discussing the processes of production, circulation, collection, preservation, and discarding of images as strategies of re-signification and valuation of memories, of subjectivities. Apocalypse Nau is a set of discursive fragments, short stories, which interweaves reports and comments on the author’s life events with journalistic news, such as the terrorist attack on the office of the French humor magazine Charlie Hebdo on January 7, 2015. Images and texts simulate the encounter between fiction and reality, choosing the everyday as a space/ time of criticism and struggle.Keywords: comics, technology, media, Eloar Guazzelli.||A atual produção brasileira de histórias em quadrinhos apresenta uma rica diversidade de temas, formatos e experimentações da linguagem. Este artigo toma como exemplo dessa produção duas obras do autor Eloar Guazzelli: Velhos Hotéis Passam Cinema Mudo (2012) e Apocalipse Nau (2015). A partir de conceitos teóricos dos estudos culturais e do entendimento da tecnologia como construção social, pretende-se refletir sobre as visualidades e as representações das mídias e da tecnologia no cotidiano presentes nessas obras. Esses quadrinhos propõem narrativas tecnológicas que constituem e são constituídas por valores culturais e simbólicos. A metodologia utilizada consiste em uma descrição detalhada da obra, seguida de uma breve análise, considerando as materialidades plásticas e expressivas, as temáticas e o estilo do quadrinista, os diálogos com os contextos da sociedade contemporânea. Velhos hotéis passam cinema mudo é uma história predominantemente visual, que constrói olhares não deterministas sobre os artefatos técnicos, discutindo os processos de produção, circulação, coleção, preservação e descarte das imagens como estratégias de ressignificação e de valorização das memórias, das subjetividades. Apocalipse Nau é um conjunto de fragmentos discursivos, de pequenas crônicas, entrelaçando relatos e comentários sobre eventos da vida do autor e notícias jornalísticas, como o atentado terrorista à redação da revista de humor francesa Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015. Imagens e textos simulam o encontro entre a ficção e a realidade, elegendo o cotidiano como espaço/tempo de crítica e luta.Palavras-chave: quadrinhos, tecnologia, mídias, Eloar Guazzelli.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Paz, Liber Eugenio | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Data
21 de junho de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2018.201.08 | 10.4013/fem.2018.201.08
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 20 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 86-99 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion