Descrição
As time passes and digital technologies become obsolete, more and more new media artworks face the possibility of being lost forever. As many new media artworks depend on certain technologies, when these technologies are replaced with other or are not available any more, steps should be taken to make older artworks compatible with newer technologies that replace them. Using Jon Ippolito’s concepts of storage, emulation, migration and reinterpretation, this text attempts to provide a basic framework to understand each different concept and the advantages and disadvantages to their implementation. This is all done using Gilbertto Prado’s restoration of Desertesejo (2000/2014/2018) to illustrate the process. ||À medida em que o tempo passa e as tecnologias digitais se tornam obsoletas, mais e mais obras de arte em novas mídias enfrentam a possibilidade de se perderem para sempre. Como muitas obras de arte de novas mídias dependem de determinadas tecnologias, quando essas tecnologias são substituídas por outras ou não estão mais disponíveis, devem ser tomadas medidas para tornar as obras de arte antigas compatíveis com as tecnologias mais recentes que as substituem. Usando os conceitos de armazenamento, emulação, migração e reinterpretação de Jon Ippolito, este texto tenta fornecer uma estrutura básica para entender cada conceito diferente e as vantagens edesvantagens de sua implementação. O que é feito com a restauração da obra Desertesejo, de Gilbertto Prado (2000/2014/2018), para ilustrar o processo.