-
RESEARCH DIARY, A WAY TO NARRATE||DIARIO DE INVESTIGACIÓN, UNA FORMA DE NARRAR||DIÁRIO DE PESQUISA, UMA FORMA DE NARRAR
- Voltar
Metadados
Descrição
The intent of this text is to present the Research Diary as a pedagogical strategy, assuming for reflection two experiences developed by the authors, distant in time, but unified in purpose: one, carried out in the course of six semesters accompanying students of a Pedagogy course of a private university from 2003 to 2005, with the Research Diary and life history as dense training resources for learning and production of meaning; and the second one, the writing of the Research Diary and its impact on the preparation of the researcher in education, taking into account the reflexive tendency in a subject of a post-graduation’s course taught in a public university in 2018. Thus, the Research Diary is assumed as singular device for an in-depth formation and seeks to reflect on a different conception of training and practices, as being of the order of the event and the construction of knowledge.||El objetivo de este texto es presentar el Diario de Investigación como estrategia pedagógica, asumiendo para la reflexión dos experiencias desarrolladas por los autores, lejanas en el tiempo, pero unificadas en propósito: una, realizada en el transcurso de seis semestres académicos acompañando a los estudiantes del curso de Pedagogía de universidad privada de 2003 a 2005, con el Diário de Pesquisa y la historia de vida como densos recursos de formación para aprender y producir sentido; y, otro, la redacción del Diário de Pesquisa y su impacto en la formación del investigador en educación, teniendo en cuenta la itinerancia reflexiva en una disciplina en un posgrado en una universidad pública, en 2018. Así, el Diario de Investigación se asume como un dispositivo singular de formación en profundidad y busca reflexionar en torno a una concepción diferente de la formación y las prácticas, como ser del orden del evento y la construcción del conocimiento.||O objetivo do presente texto é apresentar o Diário de Pesquisa como estratégia pedagógica, assumindo para reflexão duas experiências desenvolvidas pelos autores, distantes no tempo, mas unificadas no propósito: uma, realizada no percurso de seis semestres letivos acompanhando alunos do curso de Pedagogia de uma universidade particular no período de 2003 a 2005, tendo o Diário de Pesquisa e a história de vida como recursos formacionais densos de aprendizagens e produção de sentido; e, outra, a escrita do Diário de Pesquisa e seu impacto na formação do(a) pesquisador(a) em educação, levando em conta a itinerância reflexiva em uma disciplina em curso de pós-graduação numa universidade pública, em 2018. Assim, assume-se o Diário de Pesquisa como dispositivo singular para uma formação em profundidade e busca-se refletir em torno de uma concepção outra de formação e práticas, como sendo da ordem do acontecimento e da construção de saberes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Francisco | Barbosa, Joaquim Gonçalves
Data
30 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/547 | 10.22476/revcted.v8.id547
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 2 (2022): Modos de Narrar a Vida; 1-23 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion