-
Research on Performance: meeting, word and body||Recherche sur la Performance: rencontre, parole et corps||Pesquisa em Performance: encontro, palavra e corpo
- Voltar
Metadados
Descrição
This is a meetingarticle, a dialogue-article between two teachers-searchers and two artists dedicated to the performance and who also have the university as a space of experimentation: Sara Panamby and Filipe Espindola. In this meeting we tried to translate in words the teaching/affections of the couple’s experiences. The question about what the performance is, and specifically the experiences created by the performers, led us to examples of the pains and moorings which condition our bodies, bio-political violences in some of their dimensions, but also to the strengths, to the pains of freedom and to the delights that we can produce to escape from the affective and sensory-motor cage that colonizes us. Decolonization of the bodies from all the violence, but also cross-colonization that makes all of us others there: a learning that could only happen because of a certain violence, astonishment, and amazement.||Il s’agit d’un article-rencontre, un article-dialogue entre deux professeurs/chercheurs et deux artistes dédiés à la performance et qui ont aussi l’université comme un lieu d’expérimentation: Sara Panamby et Filipe Espindola. Lors de cette rencontre, nous avons essayé de mettre en mots les affects-apprentissages des expériences limites du couple. La question sur ce qu’est la performance, et en particulier les expériences qu’ils ont créées, nous ont conduits à des exemples des maux et des chaînes qui conditionnent nos corps, les violences biopolitiques dans certaines de ses dimensions, mais, aussi aux forces, aux douleurs de libération et aux plaisirs que nous pouvons produire pour échapper à la cage affective et sensorimotrice qui nous colonise. La décolonisation des corps de toutes les violences, mais aussi l’intercolonisation qui nous a fait devenir les autres là: un apprentissage qui ne peut arriver que par une certaine violence, étonnement et émerveillement.||Este é um artigoencontro, um artigo-diálogo entre dois professores-pesquisadores e dois artistas dedicados à performance e que também têm a universidade como espaço de experimentação: SaraPanamby e Filipe Espindola. Neste encontro, tentamos traduzir em palavras os fetosensinamentos das experiências limites do casal. A pergunta sobre o que é a performance, e especificamente as experiências criadas pelos performers conduziram-nos a exemplos das dores e amarras que condicionam nossos corpos, violências biopolíticas em algumas das suas dimensões, mas também às forças, às dores de libertação e às delícias que podemos produzir para escapar à jaula afetiva e sensório-motora que nos coloniza. Descolonização dos corpos de toda a violência, mas também intercolonização que fez de todos nós outros ali: aprendizado que só pôde acontecer por uma certa violência, espanto e maravilhamento.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Filho, Aldo Victorio | Espindola, Filipe | Guéron, Rodrigo | Panamby (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil), Sara
Data
14 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 4 No. 3 (2014): set./dez. 2014; 569-596 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No. 3 (2014): set./dez. 2014; 569-596 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No 3 (2014): set./dez. 2014; 569-596 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 4 n. 3 (2014): set./dez. 2014; 569-596 | 2237-2660
Assuntos
Performance | Palavra | Corpo | Sara Panamby | Filipe Espindola. | Performance | Performance | Word | Body | Sara Panamby | Filipe Espindola
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion