Descrição
Este artigo analisa o documento “Como elaborar o Plano de Desenvolvimentoda Escola (PDE-Escola): elevar o desempenho escolar por meio doplanejamento eficaz”, publicado pelo Ministério da Educação. Discute aabordagem gerencial desta política e seus pontos de tangência com osprincípios das escolas eficazes. Para tanto, apresenta o contexto de produçãodo PDE-Escola, destacando suas articulações com a Reforma do Estadoe a busca de eficácia. As análises da arquitetura do documento, de seuquadro conceptual e dos elementos centrais indicam tratar-se de um planoproposto para mudar a gestão, as prioridades e o trabalho realizado nasescolas. Finalmente, discute-se a busca de consentimento ativo relacionadoà construção das escolas eficazes. Destacamos a reiterada recomendaçãode incitar os valores de participação e compartilhamento para desenvolverna escola uma visão comum sobre as metas e mudanças prioritárias visandodar legitimidade a essa política.Palavras-chave: Política educacional; PDE-Escola; gerencialismo; reformaeducacional.