Descrição
Este manuscrito tem por objetivo pensar os armamentos às educações para as sexualidades para além da doença, voltada a grande saúde. Para isto este ensaio teórico inclina-se aos estudos de Friedrich Nietzsche, que tece ataques a educações do seu tempo, voltada a produções de valores que endurecem os pensamentos, bem como os modos de ser, estar e existir. A este endurecimento de saberes, característicos da episteme ocidental, que adoece a existência, Nietzsche trata como uma doença. A educação da modernidade assim contribui para a disseminação desta doença, guiando a vontade dos aprendizes aos arrebanhamentos, submetendo sua existência a domestificação, o que reverbera nas educações para as sexualidades e formatações dos corpos. Todavia, é possível uma educação outra, uma educação voltada a grande saúde. Assim, o presente trabalho traça considerações acerca: a) do endurecimento do pensamento: as doenças; b) as relações entre o dispositivo pedagógico, a moralidade e o arrebanhamento; e c) as educações para as sexualidades em uma grande saúde.