-
Retrofuturism, space and media-body: steampunk and tomorrow’s memory||Retrofuturismo, espacio y cuerpo-medio: steampunk y la memoria del futuro||Retrofuturismo, espaço e corpo-mídia: steampunk e a memória do futuro
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents the partial results of a study supported by CNPq. It problematizes the steampunk scene constitution; it aims to describe and analyze this scene and its theatricalities, observing the connections of the spatial-temporal ambience, the body-media of young steamers and the memory production. The steampunk scene has been little studied in Communications with this problematization and proposed objectives. Based on authors of the Tartu-Moscow Semiotic Theory, as Iuri Lotman, on thinkers of memory-related studies as Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Andreas Huyssen and Mary Carruthers – and in an ethnographic research carried out in the events Anime Festival Winter, in Belo Horizonte/MG, and Steamcom, in Paranapiacaba/SP – it aims to demonstrate that the memory arising from these groups, comes out as tomorrow’s memory, considering the creative dimension of the retrofuturism.||Resultado parcial de investigación desarrollada con apoyo del CNPq, este artículo problematiza la constitución de la escena steampunk; tiene como objetivo describir y analizar la escena y sus teatralidades, com atención a las conexiones entre el ambiente espaciotemporal, el cuerpo-medio entre los jóvenes steamers y la producción de la memoria. La escena steampunk es todavía poco estudiada en el área de la Comunicación, de acuerdo con la problematización y los objetivos propuestos. Con base en autores de la Teoría Semiótica de Tártu-Moscú, como Iuri Lotman, en los pensadores vinculados a estudios sobre la memoria tales como Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Andreas Huyssen, Mary Carruthers – así como en investigación etnográfica realizada en los festivales Anime Festival Winter, en Belo Horizonte/MG y Steamcom, en Paranapiacaba/SP – se espera demostrar que la memoria generada preséntese como memoria del futuro teniendo en cuenta la dimensión inventiva del retrofuturismo.||Resultado parcial de pesquisa desenvolvida com apoio do CNPq, este artigo problematiza a constituição da cena steampunk; tem como objetivo descrever e analisar esta cena e suas teatralidades, atentando às conexões entre a ambiência espaciotemporal, o corpo-mídia dos jovens steamers e a produção da memória. Observa-se que a cena steampunk é ainda pouco estudada na área da Comunicação, considerando a problematização e os objetivos propostos. Com base em autores da Teoria Semiótica de Tártu-Moscou, como Iuri Lotman, em pensadores vinculados a estudos sobre a memória, tais como: Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Andreas Huyssen e Mary Carruthers – e também em pesquisa etnográfica realizada nos festivais Anime Festival Winter, em Belo Horizonte/MG, e Steamcom, em Paranapiacaba/SP – espera-se demonstrar que a memória gerada se revela como memória do futuro tendo em vista a dimensão inventiva do retrofuturismo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari | Bin, Marco Antônio
Data
7 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/29017 | 10.15448/1980-3729.2018.2.29017
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 25 No. 2 (2018); ID29017 | Revista FAMECOS; Vol. 25 Núm. 2 (2018); ID29017 | Revista FAMECOS; v. 25 n. 2 (2018); ID29017 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2018.2
Assuntos
Retrofuturism. Steampunk. Tomorrow’s memory. | Retrofuturismo. Steampunk. Memoria del futuro. | Retrofuturismo. Steampunk. Memória do Futuro. | Cultura | cenas jovens | memória
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion