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REVELANDO EL MITO DE LILITH Y CIRCE ENMARIA – CARÁCTER DE LA OBRA DE GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER, “LA AJORCA DE ORO”||UNVEILING THE MYTH OF LILITH AND CIRCE IN MARIA – CHARACTER OF THE WORK OF GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER, “LA AJORCA DE ORO”||Desvelando o mito de Lilith e o de Circe em María – personagem da obra de Gustavo Adolfo Bécquer, “La ajorca de oro”
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Metadados
Descrição
El objetivo de este trabajo es dar a conocer el mito de Lilith yCirce, evidenciado en el personaje María, en la leyenda de GustavoAdolfo Bécquer, "La ajorca de oro" (2007), de acuerdo a los conceptosque se presentan en la subjetividad de lo fantástico, considerando elmodelo teórico y crítico de la estética de la recepción (1994), de HansRobert Jauss. En vista de lo expuesto, se observan la posibilidad de unarelación sin fin, la comprensión libre e inventiva de un texto, descubiertaspor las enseñanzas teóricas de autores como Bataille, Bosi, Barthes,Todorov, Eco, Rouanet y otros, para la creación de una literatura depalabras verdaderas en una quimera. Así Bécquer presenta, en estetrabajo, un territorio abierto a pluralidades de enunciados, enredando ellector en imágenes discursivas que seducen a un partido abierto a laimaginación.||O objetivo deste trabalho é desvelar o mito de Lilith e o de Circe evidenciado na personagem María, da lenda de Gustavo Adolfo Béquer, “La ajorca de oro” (2007), segundo as concepções que se apresentam na subjetividade do fantástico, à luz do modelo teórico-crítico, a estética da recepção (1994), de Hans Robert Jauss. A obra de Gustavo Adolfo Bécquer desenha-se por um requinte de textos, transformando as tradições populares, místicas, lendárias, literárias e filosóficas em preciosas fontes de diálogo. A possibilidade de uma relação inesgotável, livre e inventiva de compreensão de um texto se descobre em autores como Bataille, Bosi, Barthes, Todorov, Eco, Rouanet e outros para a criação de uma literatura de palavras verdadeiras em uma quimera. Bécquer apresenta um território aberto a pluralidades de enunciados enredando o leitor em imagens discursivas que o seduzem a um jogo aberto à imaginação. Assim, os protagonistas María e Pedro afastam-se da dimensão “real” das personagens, produzindo um efeito de divagação para suas histórias. Ele, pela dualidade em pensamentos de culpa que o leva a uma decisão pela loucura hígida ou insana; ela, por uma aproximação com estereótipos femininos de sedução que levam os homens ao aniquilamento.||The purpose of this work is to unveil the myth of Lilith and ofCirce, substantiated in the character María, from Gustavo AdolfoBécquer’s La Ajorca de Oro (2007), in agreement with the conceptspresented in the subjectivity of fantasy, according to the theoreticalcriticalmodel of the aesthetics of reception (1994), by Hans Robert Jauss.Considering this, the possibility of an endless relationship, free andinventive in the understanding of a text flourishes in the light of thetheoretical teachings of authors such as Bataille, Bosi, Barthes, Todorov,Eco, Rouanet, and others to create a literature of truthful words in achimera. This way, Bécquer presents, in his work, a territory opened to aplurality of statements, entangling the readers in discursive images thatseduce them to an open game to the imagination.
ISSN
2316-9826
Periódico
Autor
Cani, Josiane Brunetti | Sandrini, Elizabete Gerlania Caron
Data
23 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/112289 | 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2017.112289
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Josiane Brunetti Cani, Elizabete Gerlania Caron Sandrini
Fonte
Literartes; Núm. 7 (2017): Fantástico e imaginário: reflexões contemporâneas; 203-223 | Literartes; n. 7 (2017): Fantástico e imaginário: reflexões contemporâneas; 203-223 | 2316-9826
Assuntos
Representações | Mito | Feminino. | Representaciones | Mito | Femenino | Representation | Myth | Feminine
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion