Descrição
http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049.2016.8 O livro “Jogos Vorazes” foi originalmente publicado nos Estados Unidos, em 2008, e lançado no Brasil em 2010. As duas questões centrais que norteiam este artigo são que (1) a mídia tomou a noção de juventude como metáfora de revolução, sem afirmar-se, com isso, que tal referência tenha sido criada por ela, e (2) a juventude passa a ser metáfora de entretenimento, e não apenas aquela que se entretém e se diverte. O presente artigo, portanto, busca analisar esta trilogia como uma possível representação social da juventude a partir do que dela se reveste, ou seja, revolução e entretenimento. Palavras-chave: Juventude. Representações Sociais. Revolução. Entretenimento. Revolution, entertainment and youth in “The Hunger Games”: from the cultural and media representations to the metaphors of contemporaneityAbstract “The Hunger Games” was originally published in United States in 2008, and launched in Brazil in 2010. The two central questions that support this article are that (1) the media took the notion of youth as a metaphor of revolution, without saying, from this, that such reference has been created by it and (2) youth becomes a metaphor of entertainment, and not only that one which entertains itself and has fun. This work, therefore, aims to analyze this trilogy as a possible social representation of youth from what is overlaid by it, i.e., revolution and entertainment. Keywords: Youth. Social Representations. Revolution. Entertainment.