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Rhetoric of dance and the performance of orator in On dancing by Lucian de Samosate||Retórica da dança e performance do orador em Sobre a dança de Luciano de Samósata
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Metadados
Descrição
This paper has a dual purpose: first, to assemble a table of correspondences between the activity of the pantomime dancer and the orator based on the work On dancing by Lucian de Samosate and no the excursus IX.15 of the work Symposiaká/Quaestiones Convivales by Plutarco; secondly, to verify and analyze the use and transfiguration of pantomime in Lucian’s On dancing. From this framework, the conceptions of mimesis and emulation underlying the works in their relations with the dance-acting of the pantomime will be reviewed and resumed, with particular attention to the terminology concerning dance, such as the so-called ‘skhémata’, which we have translated as ‘figurations’ and which refer to the choreographic poses adopted during the dance or simply to the appearance of the pantomime in its performance. Furthermore, the qualification of pantomime, from various sources, as a visual or silent language is emphasized, which entails a structuring perspective on it, focused as a carrier of a code of signals (movements, gestures and ‘figurations’), but, at the same time, as a faculty of interpretation and expression of feelings and emotions.||Este artigo tem uma dupla finalidade: primeiro, montar um quadro de correspondências entre a atividade do dançarino de pantomima e do orador com base na obra Sobre a dança de Luciano de Samósata e no excurso IX.15 da obra Symposiaká/Quaestiones Convivales de Plutarco; em segundo lugar, verificar e analisar a utilização e transfiguração da pantomima em Sobre a dança. A partir desse enquadramento, serão revistos e retomados as concepções de mímesis e emulação subjacentes às obras em suas relações com a dança-atuação da pantomima, com particular atenção à terminologia concernente à dança, a exemplo dos chamados ‘skhémata’, que temos traduzido por ‘afigurações’ e que dizem respeito às poses coreográficas adotadas durante a dança ou simplesmente à aparência do pantomimo em sua apresentação. Enfatiza-se, ademais, a qualificação da pantomima, a partir das várias fontes, como uma linguagem visual ou silente, o que acarreta uma perspectiva estruturante sobre ela, enfocada como portadora de um código de sinais (movimentos, gesticulações e ‘afigurações’), mas, ao mesmo tempo, como faculdade de interpretação e de expressão de sentimentos e emoções.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ipiranga Júnior, Pedro
Data
28 de abril de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Fonte
Dramaturgies; No. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 38 - 62 | Dramaturgias; n. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 38 - 62 | 2525-9105 | 10.26512/dramaturgias19
Assuntos
Pantomima | Sobre a dança | Luciano de Samósata | Plutarco | Retórica | Pantomime | On dancing | Lucian of Samosate | Plutarch | Rhetoric
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion