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Ritual as a teaching principle in Angola||El ritual como principio de enseñanza en Angola||O ritual como princípio de ensino em Angola
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Metadados
Descrição
This text presents an excerpt from a Master's degree research developed in Luanda (Angola), by the Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of Rio Grande do Norte (Brazil), which investigates ethnotheatrological aspects of Angolan cultural manifestations. This is specifically about discussing the relevance and possibilities of understanding certain elements of Angolan rituals as teaching principles to be considered in basic education schools, especially through working with artistic languages that turn their attention to the cultural richness of different mother tongues and corporeities of Angola. The pedagogical practice with ritualistic elements of Angolan cultural manifestations is approached here as a way of expanding opportunities — through working with artistic languages (dance, theater, music, etc.) that manifest typical ritual performances — to understand, situate and re-update the production of local knowledge.
||Este texto presenta un extracto de una investigación de maestría que se desarrolla en Luanda (Angola), por el Programa de Postgrado en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (Brasil), que investiga aspectos etnoteatrológicos de las manifestaciones culturales angoleñas. Se trata específicamente de discutir la relevancia y las posibilidades de comprender ciertos elementos de los rituales angoleños como principios de enseñanza a considerar en las escuelas de educación básica, especialmente a través del trabajo con lenguajes artísticos que vuelquen su atención a la riqueza cultural de las diferentes lenguas y corporalidades madres de Angola. La práctica pedagógica con elementos rituales de las manifestaciones culturales angoleñas se aborda aquí como una forma de ampliar las oportunidades — a través del trabajo con lenguajes artísticos (danza, teatro, música, etc.) que manifiestan representaciones rituales típicas — para comprender, situar y re-actualizar la producción de conocimiento y saberes locales.
||Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em Luanda (Angola), junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), que investiga aspectos etnoteatrológicos de manifestações culturais angolanas. Trata-se aqui especificamente de discutir a relevância e as possibilidades de se entender certos elementos de rituais angolanos como princípios de ensino a serem considerados em escolas de educação básica, sobretudo por meio do trabalho com linguagens artísticas que voltem sua atenção para a riqueza cultural das diferentes línguas e corporeidades maternas de Angola. A prática pedagógica com elementos ritualísticos de manifestações culturais angolanas é aqui abordada como forma de ampliarem-se as oportunidades de — por meio do trabalho com linguagens artísticas (dança, teatro, música, etc.) que manifestem performances típicas dos rituais — compreender, situar e reatualizar a produção dos saberes e conhecimentos locais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nsingui, Mbandu Luvumbu | Coutinho , Karyne Dias
Data
14 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25407 | 10.5585/eccos.n68.25407
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mbandu Luvumbu Nsingui, Karyne Dias Coutinho | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 68: (jan./mar. 2024); e25407 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Angola | art | education | teaching | ritual | Angola | arte | educación | enseñanza | ritual | Angola | arte | educação | ensino | ritual
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion