Descrição
O presente artigo apresenta algumas considerações ligadas às artes cênicas na contemporaneidade; especificamente seus novos produtos estéticos originados a partir da incorporação da hipermídia e as perspectivas de (re)significação de seus elementos constituintes. A construção destes novos anseios artísticos, por parte de seus criadores e público, passa a ser resultado da diluição de fronteiras, de uma reterritorialização, de uma atual e emergente hibridização de diversos aspectos do conhecimento humano. Neste cenário, a linguagem digital conectada às artes cênicas, num processo inédito de cruzamento entre as respectivas linguagens, caracteriza a constante busca da comunicação na ampliação do télos humano através das artes. Pretende-se, também, a compreensão das possíveis rupturas pragmáticas instauradas através de um olhar atento à revolução gerada pela cultura digital no campo das artes, ancorada em um processo retroalimentador entre sujeito e contexto pós-modernos. Assim, o presente estudo se detém na recente remontagem de Romeu e Julieta, do dramaturgo inglês William Shakespeare, produzida pela conceituada Cia. Britânica de Teatro Royal Shakespeare Company através da mídia / ferramenta Twitter, como uma possibilidade exemplar desta complexa cena intercultural da pós-modernidade.