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Rural education and the necessary overcoming of rural and urban duality ||Educación de campo y la necesidad de superar la dualidad rural y urbana||Educação do campo e a necessária superação da dualidade rural e urbana
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Metadados
Descrição
In this text, I try to present some elements to discuss rural education in the perspective of strengthening resistance against capitalist logic. Based on a mistaken understanding of development, capitalism tries to cancel the cultural, political, technological, environmental and educational manifestations existing in the peasant territories. Education for rural people, despite existing public policies, continues to be marginalized and neglected by most state and municipal governments. The reflections developed had as methodological support the bibliographic research and the analysis of experiences developed by the Group of Studies and Research in Education, Culture and Communication, Federal Universitu of Uberlândia.||En este texto busco presentar algunos elementos para discutir la educación rural desde la perspectiva de fortalecer la resistencia contra la lógica capitalista que se basa en una comprensión errónea de los intentos de desarrollo para anular las manifestaciones culturales, políticas, tecnológicas, ambientales y educativas que existen en los territorios campesinos. La motivación para este trabajo proviene del hecho de que la educación para los pueblos rurales, a pesar de las políticas públicas existentes, sigue siendo marginada y descuidada por la mayoría de los gobiernos estatales y municipales. Las reflexiones desarrolladas tuvieron como soporte metodológico la investigación bibliográfica y el análisis de experiencias desarrolladas por el Grupo de Estudios e Investigación en Educación, Cultura y Comunicación (GEPECC), Universidad Federal de Uberlandia.||Neste texto, busco apresentar alguns elementos para discutirmos a educação do campo na perspectiva de fortalecer a resistência contra a lógica capitalista que, baseada num equivocado entendimento de desenvolvimento, tenta anular as manifestações culturais, políticas, tecnológicas, ambientais e educativas existentes nos territórios camponeses. A motivação deste trabalho parte da constatação de que a educação destinada aos povos do campo, apesar das políticas públicas existentes, continua sendo marginalizada e negligenciada pela maioria dos governos estaduais e municipais. As reflexões desenvolvidas tiveram como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e as análises de experiências desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação (GEPECC), da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Antônio Cláudio Moreira
Data
1 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54375 | 10.14393/REE-2020-54375
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 O autor
Fonte
Revista Em Extensão; 2020: Edição Especial: Reforma Agrária, Agroecologia e Economia Popular Solidária em debate; 92-102 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Educação do campo | Movimentos sociais | Formação de professores | Rural e urbano | Rural education | Social movements | Teachers training | Rural and urban | Educación rural | Movimientos sociales | Formación del profesorado | Rural y urbano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares