-
Rural, water and forest education: cultural diversity in the construction of school knowledge in the Amazon of Pará||Educación rural, de las aguas y de las forestas: la diversidad cultural en la construcción del saber escolar en la Amazonía de Pará||Educação do campo, das águas e das florestas: diversidade cultural na construção do saber escolar na Amazônia paraense
- Voltar
Metadados
Descrição
This article addresses the importance of education for the people of the countryside, waters and forests in the Amazon region of Pará, focusing on valuing local knowledge and promoting the sustainable development of traditional communities. It aims to analyze the importance of respect for cultural diversity in the construction of school knowledge of the people of the countryside, waters and forests in the Amazon of Pará, discussing the relevance of a good education, which respects cultural diversity. The methodological approachbased on a qualitative approach can be justified by the belief that it provided inquiry into the limits and possibilities that the research process itself presents on a daily basis. The recognition of local knowledge is highlighted as a starting point for learning in these communities, enabling contextualized and meaningful education. In this approach, the school becomes a space for dialogue and exchange of experiences, valuing culture and popular knowledge as fundamental for the construction of knowledge. However, criticisms of the current curriculum model imposed on the countryside, dissociated from their local realities and disregarding their cultures, are also discussed. To overcome these challenges, the advances achieved through the struggle of social movements, especially the landless, are presented, emphasizing the importance of initiatives such as the Degree in Rural Education.
||Este artículo aborda la importancia de la educación para la gente del campo, de las aguas y de las forestas de la región amazónica de Pará, centrándose en valorar los saberes locales y promover el desarrollo sostenible de las comunidades tradicionales. Tiene como objetivo analizar la importancia del respeto a la diversidad cultural en la construcción del saber escolar de los pueblos del campo, de las aguas y de las forestas de la Amazonia de Pará, debatiéndose la relevancia de una buena educación, que respete la diversidad cultural. El camino metodológico basado en un abordaje cualitativo puede justificarse por la creencia de que el método proporcionó una indagación sobre los límites y posibilidades que el propio proceso de investigación presenta en el día a día. Se destaca el reconocimiento de los saberes locales como punto de partida para el aprendizaje en estas comunidades, posibilitando una educación contextualizada y significativa. En este enfoque, la escuela se convierte en un espacio de diálogo e intercambio de experiencias, valorando la cultura y el saber popular como fundamentales para la construcción del conocimiento. También se discuten críticas al actual modelo curricular impuesto al campo, desvinculado de sus realidades locales y desconociendo sus culturas. Para superar estos desafíos, se presentan los avances logrados a través de la lucha de los movimientos sociales, especialmente de los sin tierra, enfatizando la importancia de iniciativas como la Licenciatura en Educación Rural.
||Este artigo aborda a importância da educação para os povos do campo, das águas e das florestas na região da Amazônia paraense com foco na valorização dos saberes locais e na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. Tem como objetivo analisar a importância do respeito à diversidade cultural na construção do saber escolar dos povos do campo, das águas e das florestas na Amazônia paraense, discutindo a relevância de uma educação porreta, que respeite a diversidade cultural. O percurso metodológico baseado em uma abordagem qualitativa pode ser justificado por se acreditar que o método proporcionou a indagação acerca dos limites e possibilidades que o próprio processo de pesquisa cotidianamente apresenta. O reconhecimento dos saberes locais é destacado como ponto de partida para o aprendizado nessas comunidades, possibilitando uma educação contextualizada e significativa. Nessa abordagem, a escola se torna um espaço de diálogo e troca de experiências, valorizando a cultura e o saber popular como fundamentais para a construção do conhecimento. São discutidas também as críticas ao modelo atual de currículo imposto ao campo, dissociado de suas realidades locais e desconsiderando suas culturas. Para superar esses desafios, são apresentados os avanços conquistados por meio da luta dos movimentos sociais, especialmente os sem-terra, enfatizando a importância de iniciativas como a Licenciatura em Educação do Campo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Leonel, Ronaldo dos Santos | Castro, Andreia de Oliveira | Albuquerque, Jacirene Vasconcelos de
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17855 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17855
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e70[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e70[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e70[2024] | 1981-8106
Assuntos
Educação do Campo. Currículo. Diversidade Cultural. Saber Escolar. | Rural Education. Curriculum. Cultural Diversity. School Knowledge. | Educación Rural. Currículum. Diversidad Cultural. Saber Escolar.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares