-
SABERES EXPERIENCIALES: REFLEXIONES SOBRE LAS PRÁCTICAS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS Y BIOLOGÍA||EXPERIENTIAL KNOWLEDGE: REFLECTIONS OVER THE PRACTICES IN TEACHING SCIENCE AND BIOLOGY||SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
- Voltar
Metadados
Descrição
Ese estudio tiene como objetivo analizar las investigaciones académicas brasileñas sobre saberes experienciales relacionados a la enseñanza de Ciencias y Biología, presentadas en forma de tesis y disertaciones entre los años de 2005 y 2012. El estudio es de naturaleza cualitativa y el corpus de análisis fue compuesto por treinta producciones académicas, siendo veintisiete disertaciones y tres tesis. Para el análisis de las informaciones presentes en esos documentos, empleamos la técnica de Análisis de Contenido Temático. Los resultados de esta investigación apuntan a la versatilidad de los saberes experienciales y sus diferentes formas de manifestaciones. Además, verificamos que el saber experiencial, por ser un saber práctico e sobre la práctica, contribuye al “ser profesor” y auxilia de diversos modos en la ejecución de la práctica pedagógica.
||
Esta investigação tem como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras sobre saberes experienciais relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, apresentadas sob a forma de teses e dissertações, entre os anos de 2005 e 2012. O estudo é de natureza qualitativa e o corpus de análise foi composto por trinta produções acadêmicas, 27 dissertações e três teses. Para a análise das informações presentes nesses documentos, empregamos a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados desta pesquisa apontam para a versatilidade dos saberes experienciais e suas diferentes formas de manifestação. Além disso, verificamos que o saber experiencial, por ser um saber prático e sobre a prática, contribui para o “ser professor” e auxilia, de diversos modos, na execução da prática pedagógica.
||
This investigation has as goal to analyze the Brazilian academic research about experiential knowledge related to Sciences and Biology teaching, presented in the form of theses and dissertations between the years of 2005 and 2012. The study is of qualitative nature and the analysis corpus was composed by thirty academic productions, of which twenty-seven dissertations and three theses. For the present information analysis in these documents, we applied the Thematic Content Analysis. The results of this research leads to the versatility of the experiential knowledge and its different forms of manifestation. Besides that, we verified that the experiential knowledge, for being a practical knowledge about the practice, contributes to “being a teacher” and helps in various ways on the execution of the pedagogical practice.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bonfim-Silva, Venâncio | Carmo, Edinaldo Medeiros
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6018 | 10.22481/praxisedu.v16i38.6018
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 421-440 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 421-440 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 421-440 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Ensino de Ciências e Biologia | Formação de professores | Saberes experienciais | Enseñanza de Ciencias y Biología | Formación de professores | Saberes experienciales | Biology and Sciences teaching | Experiential knowledge | Teachers training
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares