Descrição
O presente trabalho corresponde a um ensaio apresentado em 2007 no I Seminário de Práticas dos Dinamizadores de Educação Física e Artes da SEME. O texto apresenta uma estrutura objetiva, pontual. A intenção dos autores era realmente pontuar saberes advindos da prática docente no cotidiano da Educação Infantil, observados empiricamente. O conceito de saber docente desenvolvido por Tardif (2003) e outros autores ainda não faziam parte da formação dos autores. A epígrafe corresponde a uma carta circulada no CMEI “SP”, tendo em vista as condições sociais da região atendida. Trata-se de um bairro antigo, na parte alta da Grande Santo Antônio, com problemas sociais crônicos (tráfico de drogas, homicídio, prostituição, alcoolismo, pobreza e outros). Aborda-se a prática docente em Educação física na Educação Infantil e as condições de constituição docente. Os autores não possuíam nenhuma experiência com a primeira etapa da educação básica, restando-lhes as experiências advindas da vida familiar com as filhas. Houve dificuldade de encontrar aporte teórico para o fazer docente, tendo em vista a experiência de Vitória ter iniciado em abril de 2006 e não encontrar divulgação de trabalhos concretizados na área específica. Objetivo do ensaio era compartilhar as práticas com os demais dinamizadores e começar a sistematizar alguns conceitos sobre a Educação Física na Educação Infantil.