-
Science teaching from a zoocritical perspective||La enseñanza de las ciencias en una perspectiva zoocrítica||O ensino de ciências numa perspectiva zoocrítica
- Voltar
Metadados
Descrição
Science and literature are not antagonistic. Based on this premise, this research aims to investigate, under the French Discourse Analysis method and the Zoocritical perspective, the relationships between man, animal and environment, mediated by the works Vidas Secas, by Graciliano Ramos, and O Quinze, by Rachel de Queiroz, with a view to signaling the overlap between Science teaching and Literature. As main results, it is pointed out that the speeches of the characters (human and non-human) demonstrate the animality of the human and the sentience of the non-human animal (“whale dog”), which presents feelings and emotions, evoked in literature, revealing a significant articulation between Science and Literature. Therefore, Zoocriticism is an inter and transdisciplinary area that launches itself into the universe of integrated interpretations of reality, thus emerging a more complex and profound understanding of human-animal-environment relationships.
||La ciencia y la literatura no son antagónicas. Partiendo de esta premisa, esta investigación tiene como objetivo indagar, bajo el método del Análisis del Discurso Francés y la perspectiva Zoocrítica, las relaciones entre el hombre, el animal y el ambiente, mediadas por las obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, y O Quinze, de Rachel de Queiroz, con el fin de señalar la imbricación entre la enseñanza de las Ciencias y la Literatura. Como principales resultados, se señala que los discursos de los personajes (humanos y no humanos) demuestran la animalidad del humano y la sintiencia del animal no humano (“perro ballena”), que presenta sentimientos y emociones, evocados en la literatura, revelando una articulación significativa entre Ciencia y Literatura. Por tanto, la Zoocrítica es un área inter y transdisciplinar que se lanza al universo de las interpretaciones integradas de la realidad, surgiendo así una comprensión más compleja y profunda de las relaciones hombre-animal-ambiente.||A ciência e a literatura não são antagônicas. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o método da Análise do Discurso de Linha Francesa e da perspectiva Zoocrítica, as relações entre o homem, o animal e o ambiente, mediadas pelas obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e O Quinze, de Rachel de Queiroz, com vistas a uma sinalização das imbricações entre o ensino de Ciências e a Literatura. Como principais resultados, aponta-se que os discursos dos personagens (humanos e não humanos) demonstram a animalidade do humano e a senciência do animal não humano (“cachorra Baleia”), que apresenta sentimentos e emoções, evocados literariamente, revelando uma significativa articulação entre Ciência e Literatura. Portanto, a Zoocrítica é uma área inter e transdisciplinar que se lança no universo de interpretações integradas da realidade, emergindo, assim, uma compreensão mais complexa e profunda das relações ser humano-animais-ambiente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sarmento, Elisângela Campos Damasceno | Moura, Geraldo Jorge Barbosa de
Data
27 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19233 | 10.14210/contrapontos.v24n1.p35-46
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 24 No. 1 (2024); 35-46 | Revista Contrapontos; v. 24 n. 1 (2024); 35-46 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Ciência | Literatura | Interdisciplinaridade. | Science | Literature | Interdisciplinarity. | Ciencia | Literatura | Interdisciplinariedad.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion